NEGÓCIOS
Volkswagen deve recomprar 115 mil veículos nos EUA, diz jornal .
Será difícil de adequar emissão de poluentes em modelos antigos.
Em 07/01/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A montadora alemã Volkswagen informou que terá de recomprar 115 mil carros nos Estados Unidos como resultado do escândalo de emissões de poluentes da empresa, informou um jornal nesta quinta-feira (7).
Sem citar fontes, o jornal alemão Sueddeutsche Zeitung disse que a companhia espera ter que pagar o preço de compra de um quinto dos veículos a diesel afetados ou oferecer um novo carro com desconto significativo.
A Volkswagen espera que o restante dos veículos precisarão de grandes reaparelhamentos, o que envolverá custos significativos com peças e longos períodos na garagem, já que partes do escapamento precisam ser reconstruídas e aprovadas, disse o jornal.
Escândalo
A montadora alemã Volkswagen está sendo investigada nos Estados Unidos e em outras partes do mundo devido a uma manipulação feita em mais de 11 milhões de carros a diesel para adulterar os testes de emissões de poluentes.
Segundo a agência ambiental americana (EPA), a montadora utilizava um software que controlava a emissão de poluentes apenas no momento em que os carros eram submetidos a vistorias.
O Departamento de Justiça dos EUA processou a Volkswagen e pediu até US$ 48 bilhões, alegando a violação de legislação ambiental.
No Brasil, a empresa enfrenta multas do Procon e do Ibama, mas apenas a picape Amarok está envolvida até o momento. Cerca de 17 mil unidades precisarão atualizar o software neste ano.
Acordo
O diretor da marca VW, Herbert Diess, disse na última terça-feira que está confiante que a montadora vai chegar a um acordo com reguladores norte-americanos para colocar quase 500 mil veículos a diesel em conformidade com as leis de emissões dos EUA.
Em entrevista à Reuters, Diess disse que consertar carros mais velhos da Volkswagen equipados com motores a diesel 2.0 será mais difícil do que tornar os modelos mais recentes adequados à lei.
"A mexida no carro será bem significativa", disse Diess sobre modelos mais antigos. O executivo não falou se a companhia está discutindo a recompra dos veículos, mas disse que está otimista que um acordo com os reguladores seja alcançado em breve.
A tecnologia de diesel ainda terá um papel importante na futura estratégia de produto da Volkswagen, disse Diess. "O diesel ainda tem futuro em alguns segmentos", incluindo utilitários esporte.
"Em alguns mercados ele será uma necessidade", disse. A Europa ainda será o principal mercado de diesel na próxima década, completou.
Fonte: Reuters