MOTOR

Volvo lança seu primeiro motor 3 cilindros no SUV XC40

Marca terá XC40 híbrido e elétrico, no futuro.

Em 19/02/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Volvo revelou nesta segunda-feira (19) o primeiro motor de 3 cilindros de sua história de 91 anos. O propulsor de 1.5 litro faz sua estreia no SUV XC40 e trabalha em conjunto com transmissão manual de 6 velocidades.

Para 2019, está programada a chegada da transmissão automática de 8 velocidades como opcional. De acordo com a empresa, o motor de 3 cilindros também servirá para modelos híbridos no futuro.

Além da nova opção com motor 3 cilindors, a Volvo disse que lançará versões híbridas e uma pruramente elétrica do XC40 no futuro.

SUV XC40 vem ao Brasil em 2018

A novidade chega ao mercado nacional entre março e abril com novas tecnologias para brigar com BMW X1, Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA, entre outros SUVs premium. Sua pré-venda já comecou com preços partindo de R$ 169.950, mas não com o motor de 3 cilindros.

A opção de entrada terá motor T4, 2.0 de 190 cavalos e tração dianteira. Seu pacote de equipamentos ainda não foi definido, e sua chegada será depois das outras. As demais configurações serão equipadas com o motor 2.0 de 256 cv. É o mesmo propulsor do irmão maior, XC60. A tração é integral.

A versão mais cara terá o sistema de condução semi-autônoma já presente no XC60 e no XC90. Fora isso, desde a opção intermediária há quadro de instrumentos digital, 5 modos de direção, frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e controle de cruzeiro adaptativo.

Feito sobre uma nova plataforma desenvolvida junto a chinesa Geely, atual dona da marca sueca, o XC40 já foi pensado para incluir sistemas de propulsão híbridos ou 100% elétricos.

O primeiro carro da família 40 traz o DNA do conceito 40.1 e detalhes visuais que já se tornaram marca registrada da nova geração de modelos da Volvo.

Assim como nos irmãos maiores XC60 e XC90, o interior sofisticado tem poucos botões e uma tela central que pode controlar quase tudo.

(Foto: Volvo/Divulgação)