SAÚDE
V.Velha/ES supera meta da campanha contra a Paralisia Infantil
Mais de 26 mil crianças com idade de seis meses a cinco anos receberam a vacina.
Em 17/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A meta da campanha contra a poliomielite (paralisia infantil) era de imunizar, pelo menos, 95% das crianças do Espírito Santo. Como até o último dia 31, a meta não tinha sido alcançada, a campanha se estendeu até o dia 10 de setembro. “Hoje fechamos os relatórios, e Vila Velha vacinou 98,48% das crianças. Ultrapassamos a meta estipulada pelo Ministério da Saúde”, disse a coordenadora do Programa de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (Semsa), Michele Grazielli Ferreira Carvalho.
Mais de 26 mil crianças com idade de seis meses a cinco anos incompletos (quatro anos 11 meses e 29 dias) receberam a vacina.
“Vacinar é um ato de amor. É muito importante que os pais se atentem e levem seus filhos para vacinar. A primeira imunização das crianças contra a pólio deve ser feita aos dois meses, com a vacina inativada poliomielite (VIP). Os bebês maiores de seis meses que não receberam essa primeira dose devem tomá-la durante a campanha”, frisou Michele Carvalho.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus. Ela atinge, em geral, os membros inferiores e tem como principal característica a flacidez muscular, podendo levar à morte ou causar sequelas paralíticas irreversíveis. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos.
Fonte:PMVV