CULTURA
10ª Edição do Fenaviola revela talentos da música popular brasileira.
O Fenaviola é promovido pela Prefeitura de Colatina com apoio da Secult.
Em 26/05/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Um fim de semana de muita música de raiz, encontros e tradições. Caminhando para a 10ª edição, o tradicional Festival Nacional da Viola (Fenaviola), realizado no Sítio Histórico de Itapina, em Colatina, começa nesta quinta-feira (26) e vai até sábado (28), na praça central, a partir das 20 horas. O evento é famoso por promover o intercâmbio cultural e musical colatinense e difundir a viola caipira e a música regional brasileira. Neste ano, o Festival conta com os artistas Bonde da Viola, Cláudio Araújo e Dimas, Trio Coisa Nossa, Dupla Maurinho e Renato e banda Show da Viola. O Fenaviola é promovido pela Prefeitura de Colatina com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Com um público anual de cerca de 20 mil pessoas, o evento busca também revelar talentos, abrindo espaço para músicos, bandas e compositores do país inteiro para mostrarem seus trabalhos. Por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a Prefeitura já está divulgando as 24 músicas que serão apresentadas nos dois dias na fase eliminatória, sendo 12 na quinta-feira e 12 na sexta-feira. A fase final será no dia 28, às 19h30, e vai premiar em dinheiro a melhor música, a melhor letra, o melhor violeiro e a melhor interpretação, escolhidos pelo público.
Além das barracas de comidas e bebidas típicas, também é destaque na programação o famoso passeio de balsa no Rio Doce. A hospedagem acontece nas pousadas e chácaras residenciais
Itapina
Itapina fica a 30 quilômetros do centro de Colatina e nasceu à margem da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Possui cerca de 3.000 habitantes. O nome é de origem indígena e quer dizer "Pedra lisa". No passado, era conhecida como "Pérola do Rio Doce" e teve expressiva economia com a cultura cafeeira e o garimpo de pedras preciosas. Além de brasileiros, o povoamento se deu por portugueses, italianos e alemães, o que reflete no conjunto arquitetônico com edificações de estilo rococó. Foi uma das primeiras localidades capixabas a ter energia elétrica, com uma hidrelétrica que atendia a vila. Hoje, o vilarejo foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura, Patrimônio Histórico e Paisagístico Do Espirito Santo, sob resolução de nº 003/2013.
Serviço
10ª Edição do Fenaviola
Dias: 26, 27 e 28 de maio
Horário: a partir das 20h
Local: Praça do Distrito de Itapina, Sítio Histórico de Itapina, Colatina
Secom/ES