CULTURA
2 anos após incêndio, museu do Memorial da AL aguarda restauração.
Governo de SP promete restaurar o Museu da Língua Portuguesa.
Em 23/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Museu da Língua Portuguesa não deve reabrir tão cedo ao público, depois de ter sua estrutura danificada por um incêndio na segunda-feira (21). Outros pontos culturais de São Paulo foram atingidos recentemente por fogo, e passaram por um lento processo de restauração.
Em 2008, o Teatro Cultura Artística foi destruído por um incêndio. A renovação conta com um novo projeto arquitetônico mais moderno, com área construída 3 vezes maior que o original. No entanto, o último documento necessário para o início das obras foi emitido apenas em junho de 2015.
Em 2010, um incêndio no Instituto Butantan atingiu o laboratório de répteis e destruiu um dos principais acervos de cobras, aranhas e escorpiões para pesquisas do mundo e o maior do Brasil.
Um prédio novo foi construído no mesmo local, com investimento de R$ 5,5 milhões da Secretaria de Estado da Saúde. O acervo foi reaberto em setembro de 2013. Um sistema anti-incêndio, composto por um gás que absorve o calor e reduz o fogo, promete evitar novos desastres.
Em novembro de 2013, foi a vez do auditório do Memorial da América Latina. Depois do incêndio, outras partes do complexo cultural foram reabertas em dezembro do mesmo ano, mas o auditório ainda não foi restaurado, após 2 anos da destruição.
De acordo com a Fundação Memorial da América Latina, a primeira fase de restauro começou em outubro, depois de uma primeira licitação frustrada em 2014 - o contrato foi cancelado por parte do Memorial, que alegou falta de condições técnicas da empresa vencedora.
A conclusão da recuperação estrutural do prédio está prevista para maio de 2016, mas a segunda fase do projeto, que inclui as partes de arquitetura e equipamentos, ainda nem teve edital de licitação publicado. Ainda não há expectativa para data da reinauguração.
Outros restauros
O Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, passa por uma reforma na estrutura e na fachada do palácio histórico, que deve deixar o local fechado até 2022. A primeira fase das obras começou em 2013.
A Estação Ciência é mais um centro cultural que mantém as portas fechadas desde 2013, para reformulação do projeto e do espaço físico. Ainda não há data esperada para a reinauguração do museu, que nos últimos anos recebeu cerca de 200 mil visitantes por ano.
Língua Portuguesa
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou que o Museu da Língua Portuguesa será reconstruído. "Vamos imediatamente tomar todas as providências, unir de novo a iniciativa privada, os nossos parceiros, para sua reconstrução".
Todo o prédio foi afetado pelo fogo e pela fumaça e vai ter que ser reconstruído, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Após o incêndio ter sido controlado, ainda havia risco de queda de parte do telhado.
“Começaremos imediatamente um processo de restauração do museu, para que ele possa ser reaberto o mais rápido possível. Obviamente, neste momento, a gente não tem nenhuma previsão de cronograma ou datas, mas este é o nosso compromisso", afirmou o secretário da Cultura, Marcelo Araújo.
Incêndio
O fogo começou no primeiro andar por volta de 16h, e rapidamente alcançou os dois andares superiores e o telhado do edifício construído em 1901, que abriga o museu desde a sua inauguração, em 2006. Mais de 60 viaturas e 120 bombeiros foram ao local tentar controlar o fogo. Eles impediram que o telhado levasse as chamas até a Estação da Luz.
Fonte: G1