ECONOMIA CAPIXABA

2019 começa mais otimista para comerciantes de Vitória

Empresários do comércio capixaba não começavam o ano tão otimistas há seis anos.

Em 30/01/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Reprodução / Record News ES

VERÃO, SOL, ESPORTES, SAÚDE: Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, cresce as expectativas do comércio eletrônico: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Vitória manteve em janeiro de 2019 a trajetória positiva iniciada no segundo semestre de 2018, sob uma perspectiva ainda mais favorável. O número, que atingiu a marca de 126,5 pontos, é o maior registrado desde 2012, ou seja, há seis anos os empresários do comércio não começavam o ano tão otimista.

A análise é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), com base na pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A alta em termos percentuais foi puxada, principalmente, pela melhoria no subíndice que avalia as condições atuais em relação à economia, ao setor e à empresa. Os subíndices que avaliam as condições de investimentos e as expectativas também colaboraram para alavancar o índice de confiança geral em janeiro. Destaca-se, no entanto, que o subíndice que avalia as expectativas para os próximos meses se encontra no nível mais otimista de toda a série histórica, iniciada em 2011. 

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/VIP/NEGOCIOEOPORTUNIDADE

A avaliação das condições atuais da economia (ICAEC) avançou 14,6% em relação ao mês anterior e 14,0% contra o mesmo mês do ano passado, marcando 97,6 pontos. O índice das expectativas para os próximos meses (IEEC) teve alta de 1,3% referente a dezembro de 2018 e 11,1% frente ao ano passado, avançando no nível otimista para 168,7 pontos.  Já o que avalia as condições de investimentos (IIEC) cresceu 6,2% na variação mensal e 0,8% na comparação anual, ficando em 113,3 pontos. 

Resultado de imagem para comercio capixaba

A ICEC é um indicador que mede a percepção dos empresários do comércio. Foto: Reprodução / Record News ES

Segundo o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, os empresários do comércio apostam em 2019 para a retomada mais consistente das vendas. “O ano de 2018 já deu um fôlego para o setor e as vendas do comércio fecharam o ano com crescimento, depois de três anos consecutivos de recuo. Ainda se nota alguma dose de cautela entre os empresários, especialmente aos que possuem estabelecimentos de menor porte, mas a mudança no ambiente político e econômico do país tem contribuído para a melhoria dos ânimos dos empresários e a consequência certamente será o incremento nos investimentos e contratações”, conta Sepulcri.

 Brasil

O ICEC apurado para o Brasil marcou 120,9 pontos no mês de janeiro de 2019 o que representou uma alta de 5,6% em relação ao mês anterior. Na comparação anual, a confiança do comerciante brasileiro teve crescimento de 9,8%. 

 Nota Técnica

Os dados do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações para elaboração das análises estaduais. A ICEC é um indicador que mede a percepção dos empresários do comércio sobre a situação atual e futura da economia, do setor e da empresa e a propensão a investir. A amostra é de, no mínimo, 175 empresas localizadas na capital Vitória–ES. A análise local é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES. O indicador varia de 0 (zero) a 200 (duzentos) pontos na qual 100 corresponde à zona de indiferença, abaixo à situação de pessimismo e acima otimismo. Fecomércio/ES.