CULTURA
3º Festival de Música Erudita deve atrair mais de 5 mil pessoas.
As obras de Mozart, Bach, Beethoven, Brahms, Tchaikovsky têm encontro marcado com os capixabas.
Em 26/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As obras de Mozart, Bach, Beethoven, Brahms, Tchaikovsky têm encontro marcado com o público capixaba em uma vasta programação clássica no 3º Festival de Música Erudita do Espírito Santo, que reúne também nomes consagrados de artistas locais e nacionais incluindo homenagens às capixabas Natércia Lopes, pelos seus 70 anos, e à professora e violinista Vera Camargo, pioneira na formação de músicos de cordas no Estado.
O 3º Festival de Música Erudita do Espírito Santo acontece no período de 6 a 29 de novembro no Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, e pretende atrair cerca 6 mil pessoas. Serão 12 apresentações em cartaz, entre concertos, óperas e o lançamento do livro “Inventário do Acervo da Companhia de Ópera do Espírito Santo - As óperas encenadas no Espírito Santo”, de Leila Valle e Tarcísio Santório, contemplado pelo Edital 026/2013 - da Secretaria de Estado da Cultura. O livro contempla 29 óperas já encenadas no Estado. (foto ao lado: Orquestra Camerata SESI)
Entre os sete concertos da programação, haverá a participação de seis pianistas consagrados, como Célia Ottoni (ES), Luiz Senise (RJ), Fábio Bezuti (USA), Cristian Budu (SP), Aleyson Scopel (ES) e Simone Leitão (RJ).
Concepção
O Festival se tornou possível graças às pesquisas bibliográficas e de campo feitas por produtores e projetistas culturais capixabas entre os anos 2011 e 2012. Após realizar nove óperas, em quatro anos consecutivos ("Suor Angelica" e “Madama Butterfly”, de Puccini; "Pagliacci", de Leoncavallo; "Così Fan Tutte", de Mozart; “The Medium”, “The Telephone” e “Amélia al Ballo”, de Menotti; “Il Combattimento di Tanbredo e Clorinda”, Pergolesi; “O Barbeiro de Sevilha”, Rossini; a Cia de Ópera do Espírito Santo (COES) decidiu realizar o festival a fim de promover a cultura erudita como possibilidade de desenvolvimento humano e econômico. (foto ao lado: Natércia Lopes)
Em 2014, o Festival recebeu duas críticas positivas em mídia nacional (concerto de abertura e ópera Barbeiro de Sevilha), sendo reconhecido nacionalmente como um dos únicos voltados para música clássica (não acadêmico) atualmente na Região Sudeste.
Lançamento
Na abertura do evento será lançado o livro “Inventário do Acervo da Companhia de Ópera do Espírito Santo - As óperas encenadas no Espírito Santo”, coordenado e pesquisado pela arquivista Leila Valle e pelo presidente da COES, Tarcísio Santório.
Programação - 06 a 29 de Novembro
Theatro Carlos Gomes
3° Festival de Música Erudita do Espírito Santo
Homenagem a Profª Violinista: Vera Camargo
06/11, às 19 h
Lançamento do livro “Inventário do Acervo da Companhia de Ópera do Espírito Santo - As óperas encenadas no Espírito Santo”, coordenação e Pesquisa: Leila Valle e Tarcísio Santório, contemplado pelo Edital 026/2013 da Secretaria de Estado da Cultura.
Ficha técnica:
Concepção, organização do acervo e pesquisa: Projeto Acervo da Companhia de Ópera do Espírito Santo: A história e memória das Óperas encenadas no Estado - Tarcísio Santório - Presidente
Pesquisadora e coordenadora geral: Leila Cristina Brunelli Costa Valle
Assistente de pesquisa: Felipe Brunelli Costa Valle e Leandro Márcio Santos Costa
Projeto Gráfico e Diagramação: Ludmila Magro
06/11, às 20 h
Concerto de abertura:
A Orquestra Camerata Sesi, sob a Regência do maestro convidado Helder Trefzger, traz um repertório especial dos compositores: Mozart, Mendelssohn entre outros. Solistas convidados: Aleyson Scopel, piano e Gabriela Queiroz, violino.
Entrada gratuita. Ingressos distribuídos a partir do dia 30/10
Classificação: 12 anos
Ficha técnica:
Orquestra Camerata Sesi
Solistas: Aleyson Scopel (piano) e Gabriela Queiroz (Violino)
Regência: Helder Trefzger
Produção Executiva: Tarcísio Santório
Iluminação: Fábio Prieto
08/11, às 19 h
Natércia Lopes 70 anos
Com a direção musical do pianista carioca Luiz Senise, participação especial dos músicos Fábio Bezuti (USA), Célia Ottoni (ES), Hariton Nathanailidis (ES) e convidados, o espetáculo brinda os 70 anos de vida da cantora lírica Natércia Lopes, com um belíssimo concerto.
Entrada gratuita. Ingressos distribuídos a partir do dia 30/10
Classificação: 12 anos
Ficha técnica:
Direção Musical: Luiz Senise
Preparação Musical: Fábio Bezuti
Concepção: Natércia Lopes
Solistas: Natércia Lopes (soprano), Luiz Senise – Fábio Bezuti – Célia Ottoni (piano), Harilton Nathanailidis (violino).
Músicos Sonatha
Produção Executiva: Tarcísio Santório
Coprodução: Márcia Nathanailidis
Iluminação: Fábio Prieto
11 e 12/11, às 20 h
Concertos Especiais
OSES - Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (OSES), sob a regência do maestro titular Helder Trefzger, apresenta um repertório dos compositores Mozart- Abertura da ópera Il Re Pastore e Concerto para piano nº 19 K 459; Brahms – Sinfonia nº 2. A solista da noite será a pianista Simone Leitão.
13/11, às 20 h
Concerto de Câmara
A mezzosoprano paulistana Luciana Bueno, acompanhada pelo pianista radicado norte-americano Fábio Bazuti vai estrear em Vitória um concerto de câmara pesquisado há mais de um ano. Obras dos compositores Debussy, Haydn, Nepomuceno, Rossini, entre outros, poderão ser apreciadas durante o concerto..
Entrada Gratuita. Ingressos distribuídos a partir 06/11
Classificação: 12 anos
Ficha técnica:
Direção Musical e Piano: Fábio Bezuti
Solista: Luciana Bueno (mezzo-soprano)
Produção Executiva: Tarcísio Santório
Iluminação: Fábio Prieto
14/11, às 20 h
Lançamento do CD Cativar
A orquestra popular do Instituto João XXIII é resultado de anos de trabalho junto às oficinas das áreas musicais cujo objetivo é ampliar o repertório cultural e oportunizar aos educandos a experiência de se apresentar para um público além dos muros da instituição. São 10 violinos, três violoncelos, cinco violões e cinco instrumentos de percussão que integram a orquestra sob a regência de Monalisa Toledo e um coro de 30 vozes. Dentre as 10 músicas que compõem o repertório do CD o destaque vai para “Puxada de rede”, uma composição genuinamente capixaba cedida pelo autor, Amaro Lima.
Entrada Gratuita. Ingresso distribuído a partir 06/11
Classificação Livre
Ficha Técnica:
Orquestra e Coro do Instituto João XXIII
Regência: Monalisa Toledo
Produção; Instituto João XXIII
20/11, às 20 h e 22/11, às 19 h
Ópera: Dido e Enéias
Orquestra Camerata Sesi
Regência: Leonardo David
Coordenação Musical: Fábio Bezuti
Direção Cênica: Francisco Mayrink
Tarcísio Santório – Direção de Produção e Executiva
Dido, rainha de Cartago – Luciana Bueno (mezzo-soprano)
Enéias, príncipe troiano - Alfonso Mujica (barítono)
Belinda, irmã de Dido – Rosiane Queiroz (soprano)
Segunda Mulher - Natália Hubner (soprano)
Feiticeira - Symara Feitosa (contralto)
Primeira Bruxa - Isabella Luchi (soprano)
Segunda Bruxa – Luana Shaeffer (soprano)
Espírito e Marinheiro - Marcos Rosa (tenor)
Deuses da Mitologia Grega - Coro da COES – Cia de Ópera do Espírito Santo
Cortesãos, Fúrias, Cupidos, Marinheiros, Bruxas – Balé da COES – Cia de Ópera do Espírito Santo.
25 e 26/11, às 20 h
Série Pré-Estreia e Concertos Sinfônicos
OSES - Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo, sob a regência do maestro adjunto Leonardo David, apresenta um repertório do compositor Tchaikovsky – Sinfonia n.º 6 “Patética” e Concerto para piano nº 1. O solista da noite será o pianista Cristian Budu
29/11, às 11 h
Concerto para a família
OSES - Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo
Regência: Leonardo David
Fonte: Secultes