CULTURA
35 anos sem Vinícius de Moraes!
Há 35 anos morria uma dos mais importantes poetas brasileiros
Em 10/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
No dia 9 de julho de 1980, aos 66 anos, falecia no Rio de janeiro uma das personalidades mais marcantes da cultura, música e literatura brasileira, o “poetinha” Vinícius de Moraes. Artista consagrado, Vinícius foi um dos responsáveis pela criação da Bossa Nova, movimento revolucionário da música na década de 1950, juntamente com Tom Jobim e João Gilberto.
Boêmio assumido, Vinícius trabalhou como jornalista, poeta, cronista, dramaturgo e crítico de cinema antes de ingressar na diplomacia, em 1943. Casou-se nove vezes, teve cinco filhos e viveu intensamente e com devoção a todos os seus versos e prosas que falavam de amor, cotidiano e mulheres.
Dedicou-se também aos grandes temas da época, demonstrados em "Rosa de Hiroshima" e "O Operário em Construção", poemas que criticam problemas sociais e conquistaram notoriedade como forma de protesto.
Sua obra musical soma mais de 300 títulos, entre elas, "Garota de Ipanema" (a canção brasileira mais tocada no mundo, parceria dele com Tom Jobim), "A Felicidade", "Manhã de Carnaval", "Chega de Saudade" e "Eu sei que vou te amar", músicas inesquecíveis que ilustram a razão da imortalidade de Vinícius e suas obras na vida do brasileiro.
Fonte: Portal Brasil, com informações da EBC