TEMAS GERAIS
Ação conjunta contra o trabalho infantil em feiras livres
Serra realiza uma ação para identificar adolescentes envolvidos em atividades irregulares
Em 11/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Integrada ao Projeto "Feira Livre de Trabalho Infantil", a iniciativa tem como prioridade garantir que essas crianças e adolescentes estejam em ambientes seguros e compatíveis com seu desenvolvimento.
A Secretaria de Assistência Social da Serra realiza neste sábado (12), a partir das 8h, uma ação para identificar crianças e adolescentes envolvidos em atividades laborais irregulares, como o comércio ambulante e em barracas, o carregamento de mercadorias e a vigilância de veículos.
>> Brasil começa a exigir visto para EUA, Canadá e Austrália
Integrada ao Projeto "Feira Livre de Trabalho Infantil", a iniciativa tem como prioridade garantir que essas crianças e adolescentes estejam em ambientes seguros e compatíveis com seu desenvolvimento. A proposta não é penalizar famílias em situação de vulnerabilidade, mas assegurar que esse menores tenham acesso a direitos fundamentais, como educação, lazer e qualificação profissional. Após a abordagem, são encaminhados para atividades formativas no contraturno escolar e inseridos em programas de apoio social oferecidos pelo município.
“Acreditamos que proteger nossas crianças e adolescentes é um dever coletivo. Não se trata de interferir na realidade das famílias, mas de criar alternativas para que esses jovens tenham oportunidades reais de crescimento e desenvolvimento. Trabalhar sob sol, chuva ou em atividades extenuantes é proibido por lei para menores de 18 anos, e precisamos assegurar que seus direitos sejam respeitados”, destaca a secretária de Assistência Social, Fernanda Coimbra. A mobilização reforça o compromisso da gestão com a prevenção e o enfrentamento ao trabalho infantil, promovendo políticas públicas integradas que transformam realidades de forma responsável e humanizada.
A ação acontece de maneira coordenada, em frente ao Centro de Convivência Intergeracional (CCI), pelas equipes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), com o apoio da Guarda Municipal. (Secom/PMS)
Leia também:
> Brasil começa a exigir visto para EUA, Canadá e Austrália
> Inscrições abertas para curso sobre política para jovens
> Autismo: Caminhada da Amaes reúne multidão em Vtória
> Brumadinho: Justiça determina que Vale mantenha benefício
> Serra abre inscrições para vendedores de palmito nesta quarta
> Artcom assume a gestão das redes sociais do Detran-ES
> Governo do ES abre inscrições para 7 mil vagas no CNH Social
> Assevila defende garantia de direito à propriedade privada
> Abril terá temperaturas acima da média em algumas regiões
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET