TEMAS GERAIS

Autismo: Caminhada da Amaes reúne multidão em Vtória

Participaram famílias e grupos vindos de diversas regiões do Espírito Santo e de outros estados.

Em 07/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/AMAES

Entre 5 e 6 mil pessoas participaram da tradicional caminhada promovida pela Associação de Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes), em um grande ato de conscientização e apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A manhã deste domingo (6) foi marcada por uma emocionante demonstração de empatia e mobilização social na Praia de Camburi, em Vitória. Entre 5 e 6 mil pessoas participaram da tradicional caminhada promovida pela Associação de Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes), em um grande ato de conscientização e apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Desde as primeiras horas do dia, famílias e grupos vindos de diversas regiões do Espírito Santo e de outros estados, se concentraram em frente ao Píer de Iemanjá. O cenário foi tomado por um verdadeiro "mar azul", cor símbolo da causa, em um clima de união, amor, esperança e empatia.

A animação do evento ficou por conta da banda da Guarda Municipal de Vitória, que, sobre o trio elétrico, animou a caminhada com música e alto astral. No ponto final do percurso, em frente aao antigo Hotel Aruan, as crianças foram recebidas com brincadeiras, pipoca, algodão doce, picolés e atividades de recreação.

Famílias atípicas

A presidente da Amaes, Pollyana Paraguassú, agradeceu a expressiva participação do público e ressaltou a força das famílias atípicas, além do apoio de parceiros, amigos e patrocinadores. Ela também destacou a importância da Lei Berenice Piana (nº 12.764/2012) como marco na luta por direitos e inclusão.

“Minha gratidão às mães, às famílias. São elas que fazem tudo isso acontecer. Nós, famílias, somos o motor dessa transformação. Que possamos caminhar juntos por mais um ano, fortalecendo a luta por políticas públicas que tornem nossos filhos cada vez mais visíveis, tirando-os da invisibilidade. Que hoje seja um marco dessa afirmação — não apenas como pais, mães e familiares, mas como seres humanos.” 

Representando o governador Renato Casagrande, a secretária de Estado das Mulheres, Jaqueline Moraes, elogiou a iniciativa da Amaes e a atuação incansável de Pollyana e das outras mães atípicas à frente da causa, reconhecendo o papel das mulheres que muitas vezes abrem mão da própria carreira para cuidar de seus filhos com TEA. O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, reafirmou o compromisso de gestão com políticas públicas voltadas às famílias neuroatípicas, destacando em discurso a importância de promover acolhimento, empatia e amor, ressaltando os investimentos sociais e na educação especial como prioridades da atual administração. ()

Leia também:

Brumadinho: Justiça determina que Vale mantenha benefício
Serra abre inscrições para vendedores de palmito nesta quarta
Artcom assume a gestão das redes sociais do Detran-ES
Governo do ES abre inscrições para 7 mil vagas no CNH Social
Assevila defende garantia de direito à propriedade privada
Abril terá temperaturas acima da média em algumas regiões
Semana Santa: ​abertas as inscrições para vender palmito
Serra encerra o verão sem mortes por afogamento nas praias
Acacci celebra 37 anos com jantar beneficente “Noite Esperança”

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET