TEMAS GERAIS
Acidente entre caminhão e ônibus deixa 40 feridos na BR-101, ES.
Eco 101 disse que etanol do caminhão vazou na pista.
Em 28/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Um caminhão-tanque carregado de etanol bateu na traseira de um ônibus da linha 851 do Transcol por volta de 6h30 desta segunda-feira (28), no quilômetro 266 da BR-101, na Serra, na Grande Vitória. Pelo menos 40 pessoas ficaram feridas e foram levadas para o hospital.
A concessionária que administra a via, Eco101, disse em nota, durante a manhã, que 33 passageiros haviam se ferido, mas informou que esse número poderia aumentar. Por volta das 12h30, a Secretaria de Estado da Saúde disse que 39 vítimas deram entrada em hospitais estaduais.
O trânsito foi interditado na pista lateral na altura do supermercado Atacadão, no sentido Vitória. A rodovia foi totalmente liberada por volta das 13h50.
Nas imagens enviadas pelo whatsapp da TV Gazeta: 998-200-11, algumas pessoas estão deitadas na calçada.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da concessionária foram ao local para prestar socorro.
Acidente
A Eco 101 informou que o ônibus parou sobre a faixa 2 para embarque e desembarque de passageiros e a carreta, que seguia na mesma faixa, colidiu na traseira do coletivo. Após a colisão houve vazamento da carga de etanol e a carreta parou sobre a faixa 1.
Segundo a concessionária, as equipes de resgate foram até o local e registraram pelo menos 33 pessoas feridas. Ainda não havia informações de quantos passageiros estavam no ônibus. As vítimas foram socorridas e 37 delas levadas para o Hospital Jayme Santos Neves, na Serra. Outras duas deram entrada no Hospital Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha.
“Eu estava na frente e só ouvi na hora que deu um estrondo, um barulho muito forte. Muita gente gritando, sangrando e saindo de dentro do ônibus”, disse o auxiliar de serviços gerais Edio Moura, que estava no coletivo no momento da colisão.
O motorista do caminhão, de 25 anos, está internado em estado de saúde estável. A polícia espera que ele receba alta para que seja ouvido e explique como aconteceu o acidente.
A empresa disse que por se tratar de carga perigosa, a BR-101 foi totalmente interditada no sentido sul e a pista central norte.
“Existia o risco de explosão, o material combustível estava vazando. A gente jogou uma espuma para evitar a evaporação do combustível, fizemos o aterramento do caminhão e graças a Deus está tudo seguro”, disse o Aspirante Cunha, do Corpo de Bombeiros.
Houve registro de engarrafamento de cinco quilômetros no sentido sul e lentidão de quatro quilômetros no sentido norte. Não há previsão para liberação total da pista.
Por volta de 9h40, uma faixa da pista foi liberada no sentido Vitória, o trânsito ainda seguia lento. No sentido contrário a pista foi totalmente liberada. Aproximadamente às 13h50 as duas pistas estavam completamente liberadas.
Para atendimento das ocorrências foram acionadas a rota de inspeção para sinalização da pista, a ambulância, o guincho da Eco101 e uma equipe especializada para o transbordo de carga perigosa.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema), Samu e Corpo de Bombeiros também foram acionados para atender a colisão.
Empresa de ônibus
O Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), informou que a Viação Serrana lamenta o ocorrido e informa que no momento do acidente o ônibus da linha 851 encontrava-se parado no ponto de ônibus, quando a carreta atingiu a traseira do coletivo.
A empresa informou que o Samu foi acionado imediatamente e que está prestando toda assistência às vítimas. A viação ainda não informou ao G1 quantas pessoas estavam no coletivo e quantas se feriram.
Fonte: G1-ES