SAÚDE
"Agosto Azul Vermelho" alerta sobre as doenças vasculares
Nas últimas décadas, o número de mulheres com doenças vasculares tem crescido no mundo.
Em 29/07/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Alguns fatores de risco são gravidez, uso de anticoncepcionais, colesterol alto, pressão alta, histórico familiar e estresse. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Níveis elevados de stress, colesterol alto, triglicérides, diabetes, hipertensão arterial (pressão alta) e o tabagismo, somados a alterações hormonais que surgem com a menopausa e a exposição à reposição hormonal, têm sido fatores de risco importantes para que as mulheres desenvolvam cada vez mais doenças vasculares. Outro fator de risco prepondetante é o histórico familiar.
Conscientização
Agosto é o mês oficial de conscientização e alerta sobre doenças vasculares e, visando conscientizar a população, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) lança, no próximo dia 1⁰, a segunda edição da campanha Agosto Azul Vermelho.
Um alerta que busca salvar vidas. Em todo o país, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular - SBACV realizará ações que visam esclarecer as pessoas sobre doenças vasculares, como identificá-las e tratá-las, mitos e verdades sobre elas, bem como o momento certo de procurar um médico especialista em angiologia ou cirurgia vascular.
A campanha, denominada Agosto Azul Vermelho, usa essas cores por representarem as veias do corpo humano (azul), e as artérias (vermelho).
As Regionais da SBACV de todo o país desenvolverão atividades de desdobramento da campanha.
ES tem 1ª lei do país
A iniciativa da SBACV Nacional se tornou lei no Espírito Santo, que se tornou o primeiro Estado do país a ter um dispositivo legal definindo agosto como o mês de conscientização e alerta sobre as doenças vasculares.
De autoria do deputado Hércules Silveira, a Lei n⁰ 11.212/2020, dispõe sobre uma série de atividades visando à conscientização da população. Entre elas, a iluminação de prédios públicos com as cores da campanha (azul e vermelho), assim como palestras e ações educativas durante todo o mês de agosto.
O Presidente da SBACV Regional Espírito Santo, o cirurgião Vascular Eliud Duarte Junior, afirma que o objetivo da SBACV é engajar a população para a adoção de hábitos saudáveis de vida visando à prevenção, como também a realização de consultas e exames de rotina.
"De modo geral, as doenças vasculares são causas de mortes evitáveis, pois possuem relação direta com hábitos de vida, como o sedentarismo, tabagismo e a obesidade. Um estilo de vida saudável pode ajudar a mudar essa realidade. E um dado ainda mais preocupante é que essas doenças têm acometido cada vez mais mulheres", declara.
Durante o mês de agosto, a SBACV Nacional e suas Regionais divulgarão conteúdos, por meio de posts e vídeos nas redes sociais: Facebook; Instagram; YouTube; e LinkedIn, que apresentarão temas como Hipertensão (pressão alta), Colesterol, Nutrição, Insuficiência Venosa, Trombose, Aneurismas, demonstrando à população como prevenir e cuidar da saúde vascular.
A SBACV-ES solicitou apoio à Prefeitura de Municipal de Vitória, à Assembleia Legislativa e outras instituições públicas e privadas a iluminação de prédios e monumenltos púbicos com as cores azul e vermelho.
Dicas para evitar doenças vasculares:
Beba água nas quantidades corretas de acordo com o seu peso;
Consuma alimentos naturais e ricos em nutrientes. Evite industrializados;
Atente-se ao sobrepeso e à obesidade;
Evite o tabagismo e o alcoolismo;
Controle o colesterol e a pressão arterial;
Mantenha-se ativo. Pratique exercícios físicos regularmente;
Faça seu check-up vascular anualmente.
A SBACV
A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) é uma associação sem fins lucrativos, que reune médicos especialistas em angiologia, cirurgia vascular, cirurgia endovascular e angiorradiologia. Tem o objetivo de incentivá-los à produção científica e pesquisas.
A política de atuação está alinhada aos valores da AMB (Associação Médica Brasileira) e do CFM (Conselho Federal de Medicina), pautada pela ética e valorizando as especialidades médicas em questão. (Fonte: Organizacao Mundial da Saúde)
Leia também:
> São Paulo confirma casos de varíola dos macacos em crianças
> Governo inaugura COE para monitorar varíola dos macacos
> Piora na qualidade alimentar pode formar geração de diabéticos
> Brasil registra 978 casos confirmados de varíola dos macacos
> Aracruz realiza “Dia D” para testagem contra hepatite viral
> Moradores da Região 5 recebem SuperAção neste sábado
> Viana: ruas do bairro de Ipanema recebem iluminação de LED
> Cachoeiro revitaliza praça e quadra esportiva em Basileia
> Desburocratização da Serra é modelo para outras cidades
> Festival Rota dos Queijos gera R$ 3,5 milhões em negócios
TAGS: DOENÇAS | VASCULARES | MULHERES | CASOS | OMS | SBACV