CIDADE

Aluno autista escreve livro e se torna exemplo de dedicação

O livro foi custeado pela Escola Municipal Flor de Cactus em Serra.

Em 12/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

O aluno Gustavo Ribeiro Pontes, de 9 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Flor de Cactus, em Feu Rosa, nno município de Serra, é um prodígio e exemplo de perseverança e dedicação.  Com autismo, o estudante não deixou o preconceito vencer os sonhos e lançou seu primeiro livro "Pintando o mundo e outras histórias".

A produção do livro contou com a ajuda da professora especialista da Educação Especial Michele Francisco Feu e da pedagoga Vânia Rodrigues.

“A ideia do livro surgiu como instrumento para inserção do Gustavo no coletivo escolar e por ele gostar muito de leitura. Assim que apresentamos o projeto ele topou de primeira. Ele se desenvolve a cada dia e o livro tem ajudado na autoestima e segurança dele, o que é muito importante para nós”, destacou Michele.

Nas 21 páginas do livro foram abordados assuntos diversos do dia a dia do estudante e das disciplinas que estuda, como Ciências, Matemática e Português. “Ele tem um conhecimento muito vasto, que vai além do que é ensinado em sala de aula”, frisou a pedagoga que o acompanha, Vânia Rodrigues.

Para a pedagoga, o sucesso de Gustavo é fruto, também, da parceria entre escola e família. “A escola tem a responsabilidade de olhar atentamente cada aluno que recebe. Assim, podemos potencializar suas habilidades, para que se desenvolvam. Mas também acredito no trabalho de parceria da família e escola, para gerar bons resultados”, frisou.

A mãe do pequeno escritor, Aline Pontes, está toda feliz com a conquista do filho e afirma que o amor pela literatura já nasceu com Gustavo. “Enquanto as demais crianças querem brincar de correr, ele quer ler e pesquisar curiosidades na internet. E à medida que fomos percebendo esse interesse começamos a comprar livros e mais livros, de acordo com a idade dele. Me sinto feliz e recompensada vendo essa publicação. Foram muitas barreiras que tivemos que romper”.  

Aline ressalta que, por questões financeiras, não consegue realizar todos os sonhos do filho. “Se não fosse a escola ele não conseguiria realizar esse sonho”. E conta o segredo para manter a serenidade e estimular o filho nos estudos.  “O autista demanda muita energia, não é fácil. Mas Deus me dá forças todos os dias para não desistir. O amor e a paciência da família são muito importantes para o desenvolvimento da criança. Por isso, aos pais que têm filhos com autismo eu digo: no fim, tudo vale a pena. Procure acompanhamento e orientação”.

Livro:

O livro foi custeado pela Escola Municipal Flor de Cactus. Foram impressos 30 exemplares, que foram distribuídos gratuitamente para os colegas de sala do Gustavo, para as professoras regente e especialista (que acompanham o aluno) e um livro foi deixado na biblioteca da escola, para acesso de todos.