CIDADE
Ambulantes preparados para atender consumidores
Viradão Vitória acontecerá no próximo final de semana, no Centro Histórico.
Em 25/09/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Quem for participar da programação do Viradão Vitória, que vai acontecer no próximo final de semana, no Centro Histórico, vai ter mais facilidade para identificar os vendedores ambulantes cadastrados e qualificados para atuar na região.
É que o grupo estará uniformizado e usará crachá, além de oferecer em seus espaços de trabalho (barracas) um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a ser distribuído pelo Procon Vitória.
Todos os ambulantes cadastrados para participar do Viradão passaram por capacitação e receberam orientações da equipe técnica do Procon Vitória sobre como proceder para garantir o respeito aos direitos dos consumidores.
Também receberam informações para assegurar a qualidade dos produtos ofertados em suas barracas, carrinhos e afins.
O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, afirmou que o Procon Vitória está atuando para dar aos vendedores ambulantes mais cidadania e consciência sobre o seu papel para assegurar aos consumidores uma relação consumerista igualitária, justa e mais humana.
Infrações
A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, complementou que as palestras proferidas pelos agentes do órgão visaram mostrar as principais infrações cometidas pelos fornecedores, sejam eles de bens ou serviços, e auxiliá-los a atuar em conformidade com a lei.
LEIA TAMBÉM
Oficina de música brasileira com mestre baiano no Museu Capixaba do Negro
Trazendo uma nova forma de pensar os ritmos brasileiros e as nuances encontradas na música de matriz africana, o mestre baiano Letieres Leite realiza uma oficina de Universo Percussivo Baiano (UPB) no dia 30 de setembro (segunda-feira), às 15 horas, no Museu Capixaba do Negro (Mucane).
Letieres vai apresentar uma nova forma de pensar os ritmos brasileiros e as nuances encontradas na música de matriz africana. Foto: Maestro Letieres Leite
Crítico do nosso modelo de educação musical, baseado na tradição europeia, o maestro acredita que a escrita tradicional da música não traduz as nuances dos microrritmos encontrados na música de matriz africana, uma das bases da música popular brasileira.
No curso, o público terá acesso a uma nova forma de pensar essas construções e análises históricas e musicais do universo rítmico brasileiro.
O evento é aberto ao público em geral, em especial pesquisadores e simpatizantes da música e cultura afros. São 60 vagas disponíveis, por meio de inscrições feitas pela internet. A classificação indicativa é livre.
Curso
A estrutura e a dinaÌ‚mica do curso são divididas em treÌ‚s momentos especiÌficos: contextualização histoÌrica e reflexão teoÌrica; audição comentada de vídeos e áudios com viveÌ‚ncia oral no aprendizado das claves e entornos; praÌtica musical coletiva com transmissão de claves e desenhos rítmicos desse universo musical.
Sobre Letieres Leite
É saxofonista, compositor, maestro e arranjador. Lidera a Orkestra Rumpilezz, de Salvador, que possui uma esteÌtica calcada nos ritmos afrobrasileiros e incursões no jazz.
No 28º PreÌ‚mio da MuÌsica Brasileira (2017), somente o maestro Letieres Leite e a Rumpilezz foram premiados nas categorias de melhor aÌlbum instrumental, melhor grupo instrumental e melhor arranjador, com o disco "A Saga da Travessia".
Letieres eÌ um muÌsico representativo na consolidação e renovação do material musical brasileiro. Sua contribuição tem sido fundamental para a continuidade e abertura de uma cultura afrobrasileira rica e desconhecida de uma grande parcela brasileira.
Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL