TEMAS GERAIS
Após acidentes, Ceturb vai aumentar número de vistorias em ônibus no ES.
Decisão veio após acidente que matou jovem ao cair de coletivo.
Em 28/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) afirmou, nesta terça-feira (28), que vai aumentar o número de vistorias nos ônibus que circulam na região. A decisão veio após o acidente que matou uma jovem, ao cair do coletivo e ser atropelada, em junho deste ano.
Em entrevista ao Bom Dia ES, o diretor presidente da companhia, Alex Mariano, ressaltou que, além das fiscalizações programadas, a partir de sábado (1), os veículos também vão passar por vistorias aleatórias.
Nesta segunda-feira (27), um jovem de 19 anos também caiu no asfalto após a porta do ônibus em que ele estava se abrir, em Vila Velha. “Vamos apurar esse fato. É inadmissível. É um ônibus novo, 2014/2015. Não pode ter fadiga do material em um ano de uso”, falou Mariano.
De acordo com o diretor presidente da Ceturb-GV, há 1.704 ônibus no sisteme e, atualmente, são feitas três fiscalizações por ônibus ao ano, o que corresponde a um total de 5.111. “São três itens que nós olhamos: a questão de segurança, que é freio, a própria porta, a parte de luz, seta; a parte de limpeza; e confortabilidade”, explicou.
Para melhorar o sistema de fiscalização, a Ceturb-GV vai aumentar o número de vistorias a partir de 1º de agosto.
“Por exemplo, chega no terminal, pega um ônibus que está no horário de almoço e ele vai ter uma vistoria independente de aviso. A meta é, no primeiro ano dessa vistoria, alcançarmos 500 ônibus, 10% do total que é vistoriado nos quadrimestres”, destacou Mariano.
Perícia
A polícia ainda não tem os resultados da perícia do acidente que matou a jovem ao cair do ônibus, em junho deste ano.
“Independente de a Polícia Civil fazer a perícia dela desse caso recente, nós vamos oficiar ao sistema, aos consórcios e ao fabricante que também mande seu técnico para dar um laudo construtivo e dos equipamentos, porque o ônibus é muito novo”, disse o diretor presidente da Ceturb-GV.
Fonte: G1-ES