MEIO AMBIENTE

Após resgate e recuperação, tartaruga "Vitória" volta ao mar.

O reencontro de Vitória com seu habitat emocionou dezenas de pessoas na base do projeto Tamar Vitória/ES.

Em 21/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A tartaruga "Vitória" voltou ao mar. Após uma semana em observação e se recuperando de um resgate realizado por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semman) e membros da instituição "Últimos Refúgios", a pequena tartaruga, da espécie verde, pôde reencontrar-se com seu lar neste sábado (20).

O reencontro de Vitória com seu habitat emocionou dezenas de pessoas na base do projeto Tamar Vitória. Entre as várias famílias que foram prestigiar o momento, estavam Fabiana Barros e Cesar Lubase, que levaram a filha, Ana Júlia, 7 anos, para ver de perto a soltura. "Quando eu era criança, via com frequência tartarugas em praias e até em parques. Hoje é muito raro ver um animal como esse. Vir aqui também é uma forma de desenvolvermos mais nossa consciência para a preservação da natureza", disse Fabiana.

O secretário de Meio Ambiente, Max da Mata, destacou a necessidade de as pessoas aprenderem a preservar o meio ambiente. "Às vezes, a pessoa pode prejudicar a natureza e outros seres vivos por descuido ou desconhecimento. Por isso, um momento como este é simbólico e nos ajuda a trabalhar na sociedade a educação ambiental".

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, também levou sua família para assistir à soltura da tartaruga. "Foi emocionante. Essa soltura expressa todo nosso cuidado com o meio ambiente, um bem que é nosso e das futuras gerações", destaca.

Consciência ambiental

O coordenador de Atividades Especiais da Semman, Daniel Ângelo, participou do resgate da Vitória e, neste sábado, levou seus filhos, Caleb, 4 anos, e Benjamim, 1 ano, para ver a soltura. "Sempre que posso, trago meus filhos para esse tipo de ação para desenvolver neles a consciência ambiental. Quando achamos a rede de espera, encontramos vários tipos diferentes de espécies presas: siris, ouriços, estrelas do mar. A tartaruga estava bem debilitada, por isso é muito bom vermos ela voltando bem para o seu habitat natural", afirma.

Resgate

No último domingo (14), durante uma ação de coleta de lixo na Ilha das Cobras, na abertura do Festival Ambiental “O Canal”, a pequena tartaruga foi encontrada presa em uma rede de pesca ilegal, já desacordada por afogamento.

Após o procedimento de reanimação, a tartaruga voltou a respirar e foi levada para recuperação na base do projeto Tamar, onde recebeu o nome de Vitória.

"Felizmente, Vitória passou bem pela reabilitação e, agora, está saudável, pronta para voltar a viver em seu habitat. Esperamos que ela complete seu ciclo natural e daqui a 25 ou 30 anos volte para a Ilha de Trindade, onde poderá fazer sua desova e continuar a preservação da sua espécie", explica o oceanógrafo Paulo Pinheiro Rodrigues, gestor do Centro de Visitação do Projeto Tamar Vitória.

Fonte:PMV