ECONOMIA NACIONAL
Aposentadoria vira uma oportunidade de empreender
O Sebrae ES possui capacitações que ajudam idosos a empreender pela primeira vez.
Em 30/07/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A aposentadoria chega trazendo sentimentos diferentes. Enquanto uns se sentem aliviados e buscam novos planos, outros se sentem perdidos, em função de um cenário desconhecido que se aproxima. Para esse público, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) tem uma dica interessante: reunir a experiência adquirida por anos de mercado para desenvolver seu próprio negócio.
O superintendente do Sebrae ES, José Eugênio Vieira, ressalta que os desafios e descobertas provenientes do ato de empreender podem trazer uma nova perspectiva à vida dos aposentados. “São pessoas que acumulam muita experiência de mercado e domínio de suas funções. Já conhecem muito bem o universo do que gostam de fazer e como lidar com o público. A satisfação e as responsabilidades de um negócio próprio podem trazer realização e novas perspectivas à rotina dos aposentados”, afirmou.
Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/vip/negocioeoportunidade
No entanto, Vieira ressalta a importância de buscarem cursos, formação e atualização. “Segmentos como comércio, serviços e alimentação trazem ótimas oportunidades. Então, é fundamental que o empreendedor use as vantagens da experiência adquirida e reúna outras questões relevantes como a inovação e tecnologia, além de inserir seu negócio nas mídias sociais e se inteirar sempre sobre as novidades do segmento escolhido”, aconselhou.
Esse foi o caso do empreendedor Bento Ramos Paresqui, 70 anos, enfermeiro e paramédico. Ele se aposentou depois de décadas de trabalho em hospital e apresentou para a família o desejo de ter um negócio próprio. Assim, unindo habilidades, abriram uma tapiocaria no bairro Jardim Camburi, em Vitória. “Minha nora é baiana e deu a sugestão de abrirmos uma tapiocaria. Eu atuo na parte administrativa e minhas netas me auxiliam e também ajudam no que precisar sobre a produção das tapiocas, além das questões de internet”, comentou.
Uma de suas netas, Karolyne Oliveira Paresqui, falou sobre o novo estímulo que o negócio trouxe ao seu avô, após ter se aposentado. “É muito trabalhoso ter um negócio, ainda mais quando é só a família que toca, mas tendo vontade e apoio é uma ótima alternativa. A não ser para os aposentados que querem relaxar e não ter mais preocupações”, brincou.
Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/vip/negocioeoportunidade
Ainda na onda de avós que trouxeram para a família inteira uma nova perspectiva de vida através do empreendedorismo, há a fábrica de biscoitos Tia Virgínia, em Matilde, Alfredo Chaves. Matriarca da família, Virgínia da Penha Almonfrey Orlandi,72, montou uma estrutura de negócio familiar, onde todos os irmãos estão envolvidos.
Eles já participaram de diversas oficinas e palestras do Sebrae ES, já contrataram uma consultoria técnica com o Sebraetec, além de uma consultoria de layout da nova fábrica e consultoria gerencial na área financeira. Hoje a fábrica conta com 13 funcionários e os três filhos deixaram os empregos para se dedicarem ao empreendimento familiar.
(Foto: Divulgação)