SAÚDE

Aracruz: Começa vacinação da Poliomielite e Multivacinação

Começa hoje (8), a campanha de vacinação contra Poliomielite e Multivacinação em Aracruz

Em 08/08/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Luã Quintão-Secom/PMA

As vacinas já estão disponíveis para o público-alvo para que os pais e responsáveis possam levar os filhos para atualizar a caderneta e melhorar a cobertura vacinal.

Começou nesta segunda-feira (8), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação em todo o município de Aracruz. A ação acontece de 8 de agosto a 9 de setembro, em todas as Unidades de Saúde, das 8h às 15h30. 

O objetivo é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. 

As vacinas já estão disponíveis para o público-alvo para que os pais e responsáveis possam levar os filhos para atualizar a caderneta e melhorar a cobertura vacinal. São esperadas cerca de 5.900 crianças nas diversas Unidades de Saúde. Vale lembrar que a pólio está eliminada, oficialmente, do país desde 1994, mas, devido ao baixo registro de vacina aplicada, há o risco de retorno da doença. Segundo o Segundo o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), o país não cumpre desde 2015, a meta de imunizar 95% do público-alvo, patamar necessário para que a população seja considerada protegida contra a doença. Em 2021, por exemplo, a cobertura vacinal com as três doses foi de apenas 67%. As doses de reforço são ainda menores com apenas 52% das crianças imunizadas.

“Os baixos índices registrados fez com que o país fosse incluído na lista de países da América Latna com risco de retorno da infecção. Por isso, é muito importante que as crianças recebam as doses dos imunizantes que faltam na caderneta para que estejam, de fato, protegidas e com todas as vacinas aplicadas. A poliomielite é uma doença que deixa sequelas e pode levar a óbito, por isso, é necessário ter uma atenção especial para protegermos o público-alvo”, comentou a secretária da pasta, Rosiane Scarpatt. 

As vacinas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Para os adolescentes, estão disponíveis as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). (Por Thiago Rosse de Barros-Secom/PMA)

Leia também:

Covid: Brasil registra 7.198 casos e 57 mortes em 24 horas
Programa Consultório na Rua é inaugurado em Cachoeiro
Colesterol alto é fator de risco para doenças cardiovasculares
Dia Nacional da Saúde: Fim de semana de vacinação na Serra
Bairros de Cachoeiro receberão ação de saúde no sábado (6)
Cariacica: Final de semana terá vacinação sem agendamento
Campanha da poliomielite e multivacinação começa segunda
Serra abre hoje (4) vagas de vacina contra Covid-19 e Gripe
Prefeitura de Guarapari inicia campanha Agosto Dourado
Vitória terá vacinação contra Covid-19, Gripe e Meningite C

TAGS:
VACINAÇÃO | ARACRUZ | MULTIVACINÇÃO | POLIOMIELITE | COBERTURA VACINAL