AGROPECUÁRIA

Aracruz orienta os produtores rurais a vacinar bezerras

A Secretaria de Agricultura orienta os produtores rurais a vacinar bezerras de 3 a 8 meses.

Em 24/06/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Idaf

A vacinação somente pode ser feita por médico-veterinário cadastrado no Idaf ou vacinador sob responsabilidade do veterinário.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Semap), alerta os produtores rurais aracruzenses, que vacinem todas as bezerras bovinas e bubalinas, entre 3 e 8 meses de idade contra a brucelose. A vacinação é obrigatória e o produtor deve declarar a imunização do animal no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) do município.

>> ES fortalece pecuária com entrega de ensacadoras de forragem

Provocada por bactérias do gênero Brucella, a brucelose atinge bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, entre outros, e pode ser transmitida para humanos via contato com o animal infectado ou no consumo de produtos de origem animal não inspecionado, como carnes e leite, especialmente os lácteos não pasteurizados.

O veterinário e Coordenador de Desenvolvimento Pecuário da Semap, Gustavo Cabral, alerta que a vacinação é o meio mais eficaz de prevenir a doença.

“É essencial que o produtor vacine suas bezerras, evitando prejuízos econômicos ao rebanho e protegendo também a saúde pública, já que a brucelose é uma zoonose. Manter o rebanho protegido é garantir a qualidade do produto final, a segurança do trabalhador rural e contribuir para um agronegócio mais sustentável e responsável”, destacou.

A vacinação

A vacinação somente pode ser feita por médico-veterinário cadastrado no Idaf ou vacinador sob responsabilidade do veterinário. A relação dos veterinários cadastrados no Espírito Santo está disponível CLICANDO AQUI.

Comprovação

Após a vacinação, é preciso comprovar a realização do procedimento ao Idaf, pelo Sistema de Integração Agropecuária (Siapec), no prazo de até três dias consecutivos. A não comprovação pode acarretar penalidades ao produtor e ao médico-veterinário responsável pela vacinação.

Penalidades

Os produtores que descumprirem a obrigatoriedade de vacinação estão sujeitos às penalidades previstas na Lei Estadual Nº 5.736, podendo receber multa, ficar impedidos de emitir GTA para o trânsito de seus animais, devendo, ainda, vacinar as bezerras não vacinadas. (Por Thais Tonini Patuzzo-Secom/PMA)

Leia também: 

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
ES fortalece pecuária com entrega de ensacadoras de forragem
Gov ES distribui doses de sêmen para genética de gado
Silagem e genética de qualidade transformam a pecuária
Palestras do Idaf focam os cuidados contra a raiva animal
Raiva: Idaf alerta sobre cuidados para evitar a disseminação
Valor de produção da pecuária tem marca de R$ 122 bilhões
ES atualiza regras para veterinários vacinarem contra brucelose

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET