Em 10/11/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Parque Moscoso respirou arte na manhã deste domingo (9). A exposição "Meu mundo, um lugar de sonho" propiciou uma experiência lúdica para quem passeava no local, onde aconteceram oficinas artísticas e musicais, apresentações de teatro, contação de histórias e brincadeiras coletivas. Nada menos do que 150 alunos da rede municipal do projeto Integrartes fizeram as apresentações e encantaram o público.
Os estudantes, que possuem altas habilidades/superdotação ou deficiência, mostraram todo o talento em peças de arte, modelagens, pintura, desenhos. A produção aconteceu no contraturno da escola, dentro do programa Educação Ampliada da Prefeitura de Vitória.
"Os alunos com altas habilidades ou com transtornos globais de desenvolvimento foram escolhidos para potencializar o talento no campo artístico", afirmou a coordenadora de Educação Especial da rede municipal, Ana Lúcia Sodré Oliveira.
Ela emendou: “É muito interessante esse projeto. Os estudantes usam galho seco, fios, pintura, enfim, diversos materiais viram arte", ressaltou.
O projeto Integrartes é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a Oficina de Artes de Vitória.
Confira o que rolou
Vem brincar com a gente
• Oficina de música e brinquedos utilizando materiais reciclados.
Como eu me vejo
• Paula Ayala e Duda Nascimento fizeram pintura sobre papel com contorno dos corpos das crianças. Foi usado um rolo de papel estendido no chão, pincel e tinta guache.
Meu olhar
• Pintura no cavalete: 10 cavaletes com telas, pincel e tinta acrílica foram colocados nos caminhos do parque para os alunos com altas habilidades pintarem e registrarem imagens do parque.
Solte seus sonhos
• 200 balões brancos de gás foram distribuídos para que os sonhos das pessoas sejam escritos com caneta permanente.
Modele seus sonhos
• Oficina de argila: porções de argila foram oferecidas às crianças para modelar seus sonhos.
Provocação e Arte
• Os artistas Luciano Cardoso e Flavio Pimentel fizeram um convite a perceber o parque com um olhar diferente e reproduzir suas formas com materiais inusitados.
Teatro: Saltimbancos
• Cinco alunos de Tadeu Schneider apresentaram esquetes em estilo teatro de rua.
Nuvem "Meu mundo: um lugar de sonho"
• Uma nuvem foi pendurada no parque para que todos deixassem seus relatos contendo seus desejos futuros em forma de gotas de chuva.
Mente que sonha, corpo que dança
• Por meio de técnicas utilizadas nas Artes Cênicas, Carla Van Den Berger desenvolveu jogos corporais que vão promover a interação entre crianças, jovens, adultos e idosos.
Contando sonhos
• Ivana Esteves contou histórias dos livros de Ilvan Filho, que desenvolve atividades com desenhos dele: O Gato Verde, O Besouro Catapora, Eu não Quero mais Fazer Xixi na Cama, Uma Casinha lá no Alto e O Mosquitão Malvadão e A Gatinha Dengosa. Ilvan é escritor, ilustrador e produtor gráfico.
A caixa de Bonifácia
• Performance de Ingrid Mendonça sobre uma moradora de rua que dorme em uma caixa.
Recreação
• Simone Machado conduziu brincadeiras antigas, como ciranda, corda e perna de pau, além de outras atividades.
Fonte:PMV