CIDADE

Atendimento da Assistência Social garantido em Vila Velha

Apenas o Centro de Convivência do Idoso de Cocal (CCI) prossegue fechado.

Em 21/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

A Prefeitura de Vila Velha informa que quase a totalidade dos aparelhos públicos municipais de Assistência Social atende ao público de forma integral, nesta quinta-feira (21), mesmo com as fortes chuvas que atingem a Grande Vitória.

Estão em funcionamento: o serviço funerário; os dois abrigos municipais (Bom Samaritano, em Santa Rita; e João Calvino, no bairro Divino Espírito Santo); o Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), em Divino Espírito Santo; o Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CCPCD),  na Glória; o CCI da Praia da Costa; e a Central de Cadastro Único (CadÚnico), que funciona na Semas, no Centro.

Todos os seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras) – Alvorada, Jabaeté, Morada da Barra, Centro, Jardim Asteca e Paul -; e os dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) – Centro e Alvorada – também funcionam normalmente.

Apenas o Centro de Convivência do Idoso de Cocal (CCI) prossegue fechado, para manter a segurança dos usuários da unidade e dos técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) que atuam no local. A unidade foi fechada nesta quarta-feira (20), em consequência das fortes chuvas.

LEIA TAMBÉM

Prefeitura retira mais de 66 toneladas de lixo e gigogas do Canal Marinho

Somente nos últimos dois dias, a Prefeitura de Vila Velha recolheu 66,5 toneladas de resíduos do Canal Marinho, região da Grande Cobilândia. Na terça-feira (19), foram recolhidos 44 toneladas, sendo 26 delas somente de gigogas (planta aquática) e 18 toneladas de lixo.

Já na quarta-feira (20), foram retiradas 21 toneladas, sendo 13 delas de gigogas e o demais de lixo de dentro do canal.  Os números são registrados por técnicos e engenheiros da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu).

Além deste grande volume de resíduos retirado de dentro do canal, as equipes recolheram das margens, durante os dois de limpeza, aproximadamente 1,5 toneladas de lixo. O trabalho de limpeza continua em todos os canais que cortam a cidade.

O lixo atrapalha o escoamento da água no período de chuvas, entope bueiros e boca de lobos, prejudica o funcionamento das bombas hidráulicas das três estações de bombeamento, além de causar prejuízos e doenças para população.

As equipes realizam serviços de varrição, capina, poda de árvores, coleta de lixo, limpeza de pontos viciados de lixo, dentre outros serviços. Anualmente, são gastos R$ 6 milhões para limpeza de pontos viciados de lixo na cidade. Este dinheiro público gasto com a limpeza do descarte irregular poderia ser aplicado na construção de Unidades de Saúde e Escolas.