CULTURA

Bairro Adalberto, em Guarapari, ganha Centro de Percussão

Bairro Adalberto, em Guarapari, ganha Centro de Percussão com projeto “Ritmo e Saber”.

Em 12/01/2026 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarapari

O Centro de Percussão passa a funcionar na EMEF Constantino José Vieira, atendendo estudantes do 6º ao 9º ano no contraturno escolar e consolidando um núcleo permanente de formação musical e percussiva no município.

A Prefeitura de Guarapari, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura, inaugurou, nesta sexta-feira, 09, o Centro de Percussão de Guarapari com o lançamento do projeto “Ritmo e Saber”, uma iniciativa que utiliza a música como ferramenta de educação, inclusão e transformação social.

O Centro de Percussão passa a funcionar na EMEF Constantino José Vieira, atendendo estudantes do 6º ao 9º ano no contraturno escolar e consolidando um núcleo permanente de formação musical e percussiva no município. O projeto tem como padrinho o Olodum, referência internacional da cultura afro-brasileira.

Durante a inauguração, os alunos participaram de uma oficina de percussão conduzida pelo Olodum, vivenciando na prática a força da música como expressão cultural e educativa. 

Ao longo do ano letivo, os estudantes terão aulas semanais de percussão, ritmo, musicalização e expressão corporal, com a formação da banda “Batuque Constantino”, composta por cerca de 50 alunos.

Para o prefeito Rodrigo Borges, o projeto amplia o papel da educação pública.

“Essa é uma proposta nova pra nossa cidade, trazendo o Centro de Percussão aqui pro bairro Adalberto, oferecendo aos nossos alunos uma formação que vai além do conteúdo tradicional. A música educa, disciplina, fortalece vínculos e dando novas oportunidade. Deu certo em outros lugares, o Oludum faz isso em diversas cidade do país e vem aqui pra dar esse ponta pé”, afirmou.

A secretária municipal de Educação, Jaciara Lyrio, destacou o impacto pedagógico da iniciativa, enquanto a Secretaria Municipal de Cultura reforçou o projeto como um marco para a valorização da cultura afro-brasileira em Guarapari.

“Hoje a gente inaugura nosso projeto “Ritmo e Saber”, um projeto que une educação, cultura e inclusão social e vai funcionar aqui na escola Constantino José Vieira, no bairro Adalberto e breve vamos abrir inscrições para alunos do 6º e 9º”, comentou a secretaria de educação, Jaciara Lyrio.

O mestre Memeu, do Olodum destacou a importância da oficina que aconteceu hoje.

”Nosso trabalho é expandir a originalidade de samba reggae, que é um ritmo criado pelo Olodum. E o jovem que começa na música com o Olodum, segue em frente na música!”

Com o “Ritmo e Saber”, Guarapari fortalece a integração entre educação, cultura e comunidade, promovendo inclusão social e valorizando a identidade cultural por meio da música. (Secom/PMG)

Leia também:

O Agente Secreto ganha Globo de Ouro de Melhor Filme 
Cachoeiro realiza VI Encontro Regional de Folia de Reis
Sábado tem Desfile das Bandas de Congo Mirim na Serra
Festival Origraffes começa nesta sexta (19) em Feu Rosa
Atelier Homero Massena inicia oficinas de artes visuais 

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET