CULTURA
Bairro Adalberto, em Guarapari, ganha Centro de Percussão
Bairro Adalberto, em Guarapari, ganha Centro de Percussão com projeto “Ritmo e Saber”.
Em 12/01/2026 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarapari
O Centro de Percussão passa a funcionar na EMEF Constantino José Vieira, atendendo estudantes do 6º ao 9º ano no contraturno escolar e consolidando um núcleo permanente de formação musical e percussiva no município.
A Prefeitura de Guarapari, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura, inaugurou, nesta sexta-feira, 09, o Centro de Percussão de Guarapari com o lançamento do projeto “Ritmo e Saber”, uma iniciativa que utiliza a música como ferramenta de educação, inclusão e transformação social.
O Centro de Percussão passa a funcionar na EMEF Constantino José Vieira, atendendo estudantes do 6º ao 9º ano no contraturno escolar e consolidando um núcleo permanente de formação musical e percussiva no município. O projeto tem como padrinho o Olodum, referência internacional da cultura afro-brasileira.
Durante a inauguração, os alunos participaram de uma oficina de percussão conduzida pelo Olodum, vivenciando na prática a força da música como expressão cultural e educativa.
Ao longo do ano letivo, os estudantes terão aulas semanais de percussão, ritmo, musicalização e expressão corporal, com a formação da banda “Batuque Constantino”, composta por cerca de 50 alunos.
Para o prefeito Rodrigo Borges, o projeto amplia o papel da educação pública.
“Essa é uma proposta nova pra nossa cidade, trazendo o Centro de Percussão aqui pro bairro Adalberto, oferecendo aos nossos alunos uma formação que vai além do conteúdo tradicional. A música educa, disciplina, fortalece vínculos e dando novas oportunidade. Deu certo em outros lugares, o Oludum faz isso em diversas cidade do país e vem aqui pra dar esse ponta pé”, afirmou.
A secretária municipal de Educação, Jaciara Lyrio, destacou o impacto pedagógico da iniciativa, enquanto a Secretaria Municipal de Cultura reforçou o projeto como um marco para a valorização da cultura afro-brasileira em Guarapari.
“Hoje a gente inaugura nosso projeto “Ritmo e Saber”, um projeto que une educação, cultura e inclusão social e vai funcionar aqui na escola Constantino José Vieira, no bairro Adalberto e breve vamos abrir inscrições para alunos do 6º e 9º”, comentou a secretaria de educação, Jaciara Lyrio.
O mestre Memeu, do Olodum destacou a importância da oficina que aconteceu hoje.
”Nosso trabalho é expandir a originalidade de samba reggae, que é um ritmo criado pelo Olodum. E o jovem que começa na música com o Olodum, segue em frente na música!”
Com o “Ritmo e Saber”, Guarapari fortalece a integração entre educação, cultura e comunidade, promovendo inclusão social e valorizando a identidade cultural por meio da música. (Secom/PMG)
Leia também:
> O Agente Secreto ganha Globo de Ouro de Melhor Filme
> Cachoeiro realiza VI Encontro Regional de Folia de Reis
> Sábado tem Desfile das Bandas de Congo Mirim na Serra
> Festival Origraffes começa nesta sexta (19) em Feu Rosa
> Atelier Homero Massena inicia oficinas de artes visuais
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET











