MEIO AMBIENTE

Baleias jubarte são registradas na costa no Espírito Santo.

Viagem dos mamíferos para a costa brasileira é iniciada na Antártida.

Em 31/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Rota de passagem de baleias jubarte, a costa do Espírito Santo atrai organizações de conservação da espécie. A equipe do Instituto Últimos Refúgios é uma dessas instituições e alia fotografia e preservação ambiental. A viagem desses mamíferos é iniciada na região da Antártida e nadam quase 5 mil quilômetros para chegar ao Brasil.

No Espírito Santo é preciso navegar apenas 40 minutos para começar a ver as baleias jubarte. Durante a observação do Últimos Refúgios foi possível ver em média 60.

O grupo, formado principalmente baleias jovens, fazem essa viagem para reprodução.

O oceanógrafo Paulo Rodrigues explica que as baleias seguem o banco de Abrolhos, que começa na costa do Espírito Santo e se estende pelo nordeste do país.

“É mais pelas questões oceanográficas mesmo. Aqui a água é quente e tem a plataforma rasa. Então, elas preferem essa plataforma, que tem entre 50 a 100 metros de profundidade" relatou Rodrigues.

O fotógrafo Leonardo Merçon declarou que fotografar as baleias é um desafio. “Eu sou mais o cara da floresta e quando eu venho para o mar fico mareado, que é um desafio. O outro desafio é conseguir focar no bicho com o barco balançando, que fica bastante difícil”.

Filhote encalhado
Um filhote de baleia jubarte encalhou nessa terça-feira (30), na praia de Pontal do Ipiranga, no município de Linhares, no Norte do Espírito Santo. Moradores e biólogos tentaram salvar o animal.

O Projeto Jubarte informou que coletou amostras do filhote para serem analisadas em laboratório, para investigar o causou a morte da jubarte.

Fonte: g1-ES