CULTURA

Biblioteca Municipal promove Banca Troca de Livros, em Vitória

Participantes podem substituir livros já lidos por alguns dos exemplares disponíveis.

Em 25/03/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: André Sobral - Secom/PMV

A Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, localizada no Casarão Cerqueira Lima, na Cidade Alta, realiza entre esta segunda (25) e sexta (29), das 13 horas às 18h30, uma nova edição da Banca Troca de Livros.

COMPRE PELO SITE

A proposta é incentivar a prática da leitura e proporcionar aos participantes a possibilidade de substituir um livro já lido por outro de seu interesse, além de facilitar o acesso da população às obras.

Como funciona

Se você tem um livro "parado" em casa e em bom estado, basta levá-lo até a biblioteca e trocá-lo por algum dos exemplares disponíveis no local.

Também será feita a troca de gibis, que serão trocados por outros gibis.

Não serão aceitos livros didáticos, apostilas, revistas, cópias, encadernações em espiral e exemplares ilegíveis, rasurados, sem capa, rasgados, amassados, sujos ou com outros danos.

Alguns títulos que estarão disponíveis:

- Escolhas do coração, de Kelly Hunter, Natalie Anderson e Anna Cleary;
- Dom Casmurro, de Machado de Assis;
- Alma de guerreiro, de Michelle Wllingham;
- Destino em aberto, de Marisa Lajolo;
- Escritos reunidos: poemas e contos, de Marcos Arrébola;
- Eu feito de nós, de Vander Antônio Costa;
- O livro que queria ser brinquedo, de Sandra Aymone;
- Horas sombrias: contos sobrenaturais, de suspense e de terror, de Alfer Medeiros (Org.);
- Amargo doce: memórias, trincheiras e política, de Carlito Ozório;
- Bendita cura (vol. 1), de Mário César;
- Aprigio Lyrio: Simplesmente Mercúrio, de Fabrício Fernandes

Biblioteca

A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim é um espaço cultural da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) que tem o objetivo de fomentar o acesso ao universo do livro e da literatura.

Atualmente, possui um acervo de mais de 17 mil obras, nas diversas áreas de literatura. O espaço funciona das 12 às 19 horas, de segunda a sexta. Outras informações pelo telefone (27) 3381-6925.

Serviço

Banca Troca de Livros
Quando: de segunda (25) a sexta-feira (29), das 13 horas às 18h30
Onde: Biblioteca Adelpho Poli Monjardim – Casarão Cerqueira Lima - rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro
Aberto ao público

MAIS NOTÍCIAS

Escola da Vida vai levar serviços a população de rua

Para alcançar pessoas em situação de rua que se concentram em bairros como Praia do Suá e Jardim da Penha, a Escola da Vida está criando estratégias de aproximação. Em parceria com o Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), a unidade vai realizar a roda de conversa "Venha tomar um café com a gente" na manhã da próxima quarta-feira (27), na Capelinha da Praia do Suá, que pertence à Paróquia São Pedro.

Ideia das ações é estimular as pessoas em situação de rua a aceitar os encaminhamentos propostos pela Abordagem Social. Foto:  Carlos Antolini - Secom/PMV

Das 9 às 11 horas, a expectativa é receber cerca de 30 pessoas que permanecem nas ruas do bairro e logradouros dos arredores. "O café será uma ferramenta que utilizaremos para nos aproximar deles e escutar suas demandas e seus sonhos. Conhecendo nosso trabalho de perto, eles podem quebrar as barreiras que os impedem de aceitar os encaminhamentos propostos pela Abordagem Social", diz o gerente da Escola da Vida, Luiz Mello.

A mesma ideia de aproximação dos serviços da Rede Escola da Vida dos locais onde os assistidos costumam permanecer levou à parceria, na mesma região, com o projeto Compartilhe Amor, da Igreja Batista da Praia do Suá. A igreja já promove duas ações voltadas para essa população: às segundas e quartas-feiras, são ofertados banho e troca de roupas por peças limpas; e às quintas-feiras, voluntários servem um almoço para cerca de 50 pessoas na igreja.

A ação das quintas-feiras foi reforçada com o serviço de corte de cabelo e barba, feito por barbeiros profissionais, voluntários da Escola da Vida. "Queremos criar oportunidade para trabalhar o mapeamento das potencialidades, ou seja, das habilidades pessoais e sociais que essas pessoas possuem. A partir daí, podemos construir Projeto Individual de Empoderamento (PIE), incentivando-os a superar a situação de rua", explica Luiz.

Das Ruas Para O Mundo

Outra ação está programada para alcançar as pessoas que permanecem em Jardim da Penha. Será na manhã de sexta-feira (29), em um imóvel de Jardim da Penha, próximo ao Carone. A estratégia será a mesma: oferecer um café e escuta qualificada, voltada para a construção de projetos individuais. A ação é uma parceria com a Pastoral de Rua da Paróquia São Francisco de Assis. 

Parcerias

"Queremos agregar a essas ações serviços e parceiros da sociedade civil. Como comunidades terapêuticas, grupos de autoajuda e o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), uma vez que algumas dessas pessoas fazem uso frequente de substâncias psicoativas", revela Luiz.

As principais notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL