TEMAS GERAIS

Brasil prepara nova tropa para missão de paz no Haiti.

O 23º contingente se prepara para integrar a Missão das Nações Unidas.

Em 29/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Uma nova tropa de 970 soldados brasileiros desembarca no Haiti em novembro para atuar em missões de paz no país caribenho. O grupo está em preparação para substituir, em dezembro, o contingente atual da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah).

Os integrantes participam, nesta semana, de uma série de palestras e atividades preparatórias no Ministério da Defesa sobre a conjuntura econômica, política, social e cultural do país. Os soldados também serão instruídos em assuntos de logística, inspeção sanitária, entre outros.

Os militares participarão de um curso no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB). A instituição prepara brasileiros e estrangeiros para missões no Exterior. Segundo o subchefe de Operações de Paz, brigadeiro Tarcisio Veloso, a principal preocupação é a proteção dos civis. A tropa estará sob a coordenação do coronel do Exército Ricardo Pereira Araujo Bezerra. É a primeira vez que o novo comandante passará pelo Haiti.

De acordo com o general José Carlos De Nardi, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), em suas oito idas ao país, pôde perceber a evolução dos oficiais e praças empregados no local. “A tropa está muito bem. Evoluímos para melhor e ao final do período vemos que contribuímos positivamente”, afirmou.

Com pouco mais de 10 milhões de habitantes, o Haiti é hoje a nação mais pobre do hemisfério ocidental e recebe missões brasileiras desde 2004. O país possui 10,3 milhões de habitantes (54% deles vivem em extrema pobreza e 80% abaixo da linha de pobreza). 

Fonte: Ministério da Defesa