SAÚDE

Brasil recebe 1º lote de vacinas contra a varíola dos macacos

A remessa de 9,8 mil doses desembarcou nesta terça-feira (4) no Aeroporto de Guarulhos.

Em 07/10/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Dado Ruvic/REUTERS

De acordo com o ministério, os imunizantes serão utilizados para a realização de estudos, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Já está no Brasil o primeiro lote importado de vacinas contra a Monkeypox, doença que é mais conhecida como varíola dos macacos. Segundo o Ministério da Saúde, a remessa de 9,8 mil doses desembarcou nesta terça-feira (4) no Aeroporto de Guarulhos (SP).

Cerca de 50 mil doses já foram compradas via fundo rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Os próximos lotes estão previstos para serem entregues até o fim de 2022.

De acordo com o ministério, os imunizantes serão utilizados para a realização de estudos, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“É importante ressaltar que as vacinas são seguras e atualmente são utilizadas contra a varíola humana ou varíola comum. Por isso, o estudo pretende gerar evidências sobre efetividade, imunogenicidade e segurança da vacina contra a varíola dos macacos e, assim, orientar a decisão dos gestores”, informou a pasta.

A coordenação da pesquisa ficará a cargo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o apoio da OMS e financiamento do ministério. O estudo foi discutido pela pasta, em conjunto com a Opas, pesquisadores e especialistas da área.

“O objetivo é avaliar a efetividade da vacina Jynneos/MVA-BN contra a varíola dos macacos na população brasileira, ou seja, se a vacina reduz a incidência da doença e a progressão à doença grave. A população-alvo do estudo será formada por pessoas mais afetadas e com maior risco para a doença”, detalhou o ministério ao informar que inicialmente os grupos a serem vacinados serão de pessoas que tiveram contato prolongado com doentes diagnosticados ou em tratamento com antirretroviral para HIV.

Ainda segundo o ministério, em breve serão divulgados quais centros de pesquisa serão incluídos “considerando as cidades com elevados números de casos confirmados da doença e a infraestrutura disponível para a condução do estudo”. (Agência Brasil)

Leia também:

Outubro Rosa: mutirão de atendimentos nas US no sábado
Semus de Vitória vai realizar vacinação neste fim de semana
Pandemia pode levar a aumento de transtornos mentais
Serra abre nesta sexta, agendamento de consulta on-line
Serra abre nesta quinta (06) novas vagas para vacinação
SP confirma mais 2 mortes por meningite meningocócica
Linhares amplia oferta de mamografias gratuitas neste mês
Hospital Evangélico arrecada lenços e mechas de cabelo
Profissionais são capacitados para atuarem em salas das US
Ministro diz que país atingirá meta de vacinação contra pólio

TAGS:
BRASIL | MINISTÉRIO DA SAÚDE | VARÍOLA DOS MACACOS | VACINAS | DOSES