TEMAS GERAIS

Brasil tem 252 municípios com potencial para novos voos diários.

Brasil tem 2.463 aeroportos e aeródromos registrados pela Agência Nacional de Aviação Civil.

Em 23/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Brasil tem 252 municípios com mercado potencial para ser origem ou destino de novas rotas para voos diários, informa o estudo "O Brasil que voa – Perfil dos Passageiros, Aeroportos e Rotas do Brasil", divulgado nesta quinta-feira (22) pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR). De todas as rotas desejadas, a Rio de Janeiro (RJ)-Vila Velha (ES) é a que os passageiros mais gostariam de ver implantada, seguida por Blumenau (SC)-São Paulo (SP); e Campo Grande (MT)-Rio de Janeiro (RJ).

A pesquisa apurou que os passageiros de voos domésticos vêm (origem) ou vão (destino) para 3.590 municípios (64% do total de cidades no País).  A pesquisa ouviu mais de 150 mil passageiros, durante o ano de 2014. Com base nessas consultas, foi que a SAC identificou demandas dos passageiros, como no caso das rotas diárias diretas mais desejadas. Considerando os dados gerais do estudo, a Secretaria avalia que os dados confirmam a democratização do transporte aéreo, o mais utilizado atualmente pela população.

“O Brasil deve ter uma movimentação de mais de 600 milhões de passageiros por ano em 2034. Precisamos desenvolver políticas públicas de qualidade para garantir a eficiência dos serviços e conquistar os passageiros”, afirma o ministro Eliseu Padilha.

Passageiros

A pesquisa mostrou também o perfil dos brasileiros que utilizam os serviços de transporte aéreo no País. O levantamento revela que a maioria dos passageiros de voos domésticos tem entre 31 e 45 anos, compra passagem com menos de um mês de antecedência, viaja para trabalhar ou estudar, vai de táxi para o aeroporto, gasta até uma hora para chegar lá, chega ao terminal com uma ou duas horas de antecedência, faz check in no balcão da companhia aérea, despacha a bagagem e gasta até 50 reais enquanto espera pela última chamada. No ano passado, pelo menos metade dos passageiros, 45% deles, ganhava entre dois e dez salários mínimos.

No hotsite “O Brasil que Voa” é possível descobrir quais são os hábitos de voo da população, seus motivos e suas preferências de viagem. O trabalho aponta que São Paulo é o município de origem e destino da maioria dos passageiros do Brasil. Seus dois principais aeroportos, Guarulhos e Congonhas, estão entre os cinco mais influentes do País. Guarulhos está em primeiro lugar; Congonhas, em quinto. Pessoas de 312 municípios chegaram ou partiram de Guarulhos em 2014. Viracopos, em Campinas, está em segundo lugar – 282 municípios influenciam o aeroporto.

O estudo foi desenvolvido e realizado em parceria pela Secretaria de Aviação e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL). O Instituto Olhar foi a campo e entrevistou 150 mil passageiros nos 65 aeroportos responsáveis por 98% da movimentação aérea do País. Uma equipe de 250 pesquisadores aplicou questionários de 70 perguntas, o que gerou um banco de dados de 10,5 milhões de respostas sobre aviação no País.

A consulta foi realizada ao longo do ano de 2014 nos meses de janeiro e dezembro, que representam o período de férias; março e abril, representativos para negócios; e maio e agosto, meses em que se verificam mais viagens de rotina.

O Brasil tem 2.463 aeroportos e aeródromos registrados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) – 1.806 privados e 657 públicos.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Secretaria de Aviação Civil