CIDADE
Caixa de água, móveis e pedra são retirados de bueiros em Serra
Esses materiais entopem os bueiros da cidade e obstruem a drenagem das águas.
Em 22/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Uma caixa de água, pedaços de sofá, porta de guarda-roupa, guimbas de cigarros, embalagens plásticas, sacolas, roupas e até pedras fazem parte das 100 toneladas de materiais descartados incorretamente nos bueiros da Serra que foram retirados só neste mês de novembro. Esses materiais entopem os bueiros da cidade e obstruem a drenagem das águas, podendo causar alagamentos nos períodos de chuva.
Para garantir o escoamento da água, a Prefeitura da Serra realiza a limpeza do município diariamente, e na tarde da última quarta-feira (20), equipes da Secretaria de Serviços (Sese) retiraram uma pedra com cerca de 25kg, que foi jogada dentro da caixa de drenagem, obstruindo o escoamento de água, no bairro Balneário de Carapebus.
O prefeito Audifax Barcelos comentou que a limpeza da cidade é de responsabilidade da administração pública, porém, para que a cidade se mantenha limpa, também são necessários a participação e o compromisso da população.
“Nós limpamos a cidade, mas também precisamos da colaboração da população. Conscientização é a palavra principal para evitar transtornos maiores em relação à sujeira dos bueiros. O entupimento de uma rede traz prejuízos à Prefeitura, como a queda do asfalto ou da rede, assim como aos próprios moradores que podem ter sua casa invadida pela água no período de chuvas”, disse.
Combate ao descarte irregular de entulho
Além da limpeza diária e dos mutirões programados nos bairros, a Sese, em parcerias com outras secretarias, realiza, desde o início de 2017, um programa de retirada e combate ao entulho “Serra Limpa é Serra Linda”. Há também a fiscalização constante contra o descarte irregular de entulho, prática que compromete o escoamento de água durante a chuva e pode favorecer alagamentos.
Em 2019, até setembro, já foram retiradas mais de 67 mil toneladas de entulhos de pontos viciados. O gasto anual com a retirada gira em torno de R$ 7 milhões.
A campanha também tem outras ações, como: a criação de um WhatsApp (99976-2595) para receber fotos e vídeos de flagrantes de irregularidades; intensificação da fiscalização e das notificações e multas; criação de leis específicas para regularizar o despejo e destinação de entulho, entre outras.
Como descartar entulho corretamente?
Os geradores de resíduos da construção são responsáveis pela destinação correta do entulho. Se a quantidade for de, no máximo, 15 sacos de ráfia ou 15 carrinhos de mão de entulho, por dia, pode ser descartada em uma das Áreas de Transbordo e Triagem (ATT) da Serra: no Projeto João de Barro, localizado na Avenida Domingos José Martins, bairro Novo Porto Canoa; e na ATT Barcelona, na Avenida Região Sudeste.
Para descartar mais que isso, o morador precisa contratar caçamba, de empresas credenciadas que são monitoradas pela prefeitura. A lei 4.764, de 28 de dezembro de 2017 estabelece multa de até R$ 2.224 para quem não cumpre as regras.