CULTURA

Câmara Municipal de Vitória inaugura sua Galeria de Arte

A "Galeria Helena Liliana Pignataro" reúne obras de artistas reconhecidos internacionalmente.

Em 14/12/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Vitória (CMV)

A "Galeria de Arte Helena Liliana Pignataro", que será aberta ao público na próxima segunda-feira (16), às 15h, foi idealizada pela gestão do presidente do Legislativo Municipal, Leandro Piquet, com organização da Secretaria de Comunicação da CMV.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

Valorizar a arte e a história do Legislativo Municipal sob a perspectiva de diferentes olhares. Com esse objetivo, a Câmara Municipal de Vitória (CMV) inaugura a "Galeria de Arte Helena Liliana Pignataro", espaço que reúne obras de artistas capixabas que foram doadas e adquiridas pela instituição ao longo nos últimos 30 anos. A galeria fica no hall do Edifício Paulo Pereira Gomes, sede da CMV, e será aberta ao público na próxima segunda-feira (16), às 15h. 

>> Catedral Metropolitana ganha luzes e brilho a partir desta sexta

A galeria foi idealizada pela gestão do presidente Leandro Piquet, com organização da Secretaria de Comunicação. O espaço apresenta 15 peças do acervo permanente da Câmara, que agora podem ser apreciadas em um ambiente dedicado e aberto ao público. Entre os destaques da coleção, estão obras de Hilal Sami Hilal, Marien Calixte, Attilio Colnago, Hélio Coelho, Celina Rodrigues, Raphael Samú, Nice Avanza, Fausto Aguiar e Ronaldo Barbosa. 

Segundo o presidente Leandro Piquet, a ideia da galeria surgiu após a identificação de obras dispersas e abandonadas por diferentes setores da Casa.

“Nós encontramos algumas peças alocadas aleatoriamente em algumas salas da Câmara e outras literalmente esquecidas no almoxarifado. Mais do que resgatar o patrimônio artístico da Câmara, decidimos criar um espaço para exposição pública, oferecendo à população a oportunidade de conhecer e valorizar a produção cultural local.”

Homenagem

O nome da galeria foi uma sugestão do Presidente, aprovadapelos vereadores, em homenagem à Helena Liliana Pignataro, a primeira mulher eleita vereadora em Vitória. Nascida em Belo Horizonte, Helena viveu na capital capixaba durante a década de 1950, quando ingressou na política. Atuou como vereadora de 1951 a 1954, destacando-se pelo trabalho em prol de melhorias no bairro de Goiabeiras e pela regularização do transporte público. 

Galeria de Presidentes

Durante a inauguração, a Câmara de Vitória também apresentaráa nova Galeria de Presidentes, espaço completamente modernizado e revitalizado. A galeria, agora posicionada em local de maior destaque na entrada do Edifício Paulo Pereira Gomes, foi projetada para atender às próximas 15 legislaturas, preservando a memória da casa. 

Serviço:
"Inauguração da Galeria Helena Liliana Pignataro"
Local: Hall do Edifício Paulo Pereira Gomes (Câmara de Vitória)
Dia: 16 de dezembro de 2024
Horário: 15 horas.

Leia também:

Projeto “Capoeira Entre Lentes” inicia oficinas em Viana
Catedral Metropolitana ganha luzes e brilho a partir desta sexta
Serra: Festa de São Benedito começará no próximo domingo (15)
Mostra de cinema exibirá filmes em bairros da capital
Oficina gratuita de montagem teatral acontece em Cachoeiro
Mostra de Teatro movimenta Anchieta até 09 de dezembro
5º Festival Pedagógico de Capoeira têm início nesta sexta (06)
Prorrogado edital para seleção de grupos de Folia de Reis
Projeto "Conto no Ponto" fará ultima apresentação em 2024
Em 4 anos, Serra investiu R$ 9,6 milhões em editais da Cultura

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET