TEMAS GERAIS

Caminhos do Campo: Seag autoriza conserva em dois trechos

Serão realizadas duas solenidades para a assinatura das Ordens de Serviço.

Em 06/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), autoriza, na manhã do próximo sábado (08), o início dos serviços de conservação corretiva rotineira e preventiva periódica de dois trechos de rodovias integrantes do programa Caminhos do Campo: os trabalhos começarão a ser realizados no trecho do Entroncamento da ES 164 ao Assentamento Ita/Boa Esperança, em Itaguaçu; e no trecho do Entroncamento da ES 261 a Limoeiro de Santo Antônio, em Itarana
 
Serão realizadas duas solenidades para a assinatura das Ordens de Serviço: a primeira, em Itarana, a partir das 9 horas, na Escola Estadual José Baldoto, em Limoeiro de Santo Antônio; e em seguida, a partir das 11 horas, em Itaguaçu, no Assentamento Ita. Os eventos contarão com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, e de lideranças comunitárias, políticas e rurais da região.
 
Caminhos do Campo
 
As duas estradas fazem parte do programa Caminhos do Campo, lançado ainda no primeiro ciclo do Governo Paulo Hartung, em 2004. Ao todo, foram pavimentados 117 trechos de estradas vicinais por todo o Estado, totalizando 863,3 quilômetros. O Caminhos do Campo é considerado o maior programa de infraestrutura voltado para o interior realizado na história do Espírito Santo.
 
Estradas vicinais pavimentadas e em boas condições de uso representam um vetor de desenvolvimento para a região onde estão inseridas. Elas facilitam o escoamento da produção agrícola, reduzem os custos com o transporte e aumentam a segurança e o conforto dos usuários da via. Além disso, contribuem para fortalecer o agroturismo, setor que gera milhares de empregos diretos e indiretos e representa uma importante fonte de renda para os produtores rurais, sobretudo os de base familiar.
 
Conserva
 
Os serviços de conservação corretiva rotineira e preventiva periódica têm o objetivo de garantir a trafegabilidade das estradas e a segurança dos usuários. Em Itarana, serão objeto desse trabalho os 6,6 quilômetros do trecho compreendido entre o Entroncamento da ES 261 à localidade de Limoeiro de Santo Antônio. Já em Itaguaçu, as obras de conserva se estenderão pelos 4,7 quilômetros do trecho que liga a ES 164 ao Assentamento Ita, em Boa Esperança.
 
A estrada em Itaguaçu beneficia diretamente as 50 famílias que vivem no assentamento e mais de 30 famílias que dependem da estrada para escoar produtos e trafegar para outras localidades. Em Itarana, a estrada beneficia diretamente mais de 300 famílias de três comunidades rurais.
 
Fonte:Secom ES