SAÚDE

Campanha Outubro Rosa é lançada no Palácio Anchieta.

O diagnóstico precoce e a adoção de uma vida saudável como forma de prevenção.

Em 04/10/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Governo do Estado do Espírito Santo e a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), lançaram, nesta segunda-feira (03), a Campanha Outubro Rosa, com objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da realização de exames de rotina, do diagnóstico precoce e da adoção de uma vida saudável como forma de prevenção do câncer de mama.

Além do governador Paulo Hartung e da primeira-dama, Cristina Gomes, participaram da solenidade deputados estaduais, equipe do Governo, a presidente da Afecc, Telma Dias Ayres, e voluntários da Afecc, entre outros.

A primeira-dama do Estado e psicóloga, Cristina Gomes, ressaltou que o desafio do trabalho da Afecc passa pela insegurança das pessoas em aceitarem a possibilidade de estar com a doença e o temor em relação ao próprio corpo. "Mais um ano que estou com vocês no Outubro Rosa porque acredito bastante no trabalho que, de uma maneira persistente, contagia e mobiliza. Importante destacar que o Outubro Rosa tem o objetivo de despertar a sociedade e, em especial, as mulheres para a importância da saúde preventiva e, até mesmo, a necessidade de romper barreiras e conhecer melhor o próprio corpo”, destacou Cristina Gomes.

Evento mundial

“O Outubro Rosa é um evento mundial. Não queremos que lembrem da prevenção apenas no mês de outubro. Temos que ser defensores da vida o ano inteiro. Somos muito gratos a vocês por abraçarem esta causa”, disse Telma Ayres.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, disse que o Outubro Rosa tem tudo a ver com a política de saúde pública que vem sendo colocada em prática pelo Governo do Estado por meio da Sesa. "Estamos falando de prevenção. E saúde é prevenção. Quero dizer aos que estão à frente da Afecc que solidariedade e prevenção são essenciais quando se fala de saúde pública”.

Durante todo o mês, a Afecc promoverá uma série de atividades (confira a agenda abaixo), entre elas palestras em vários municípios, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Dados

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se 1.010 casos novos de câncer de mama no Espírito Santo em 2016. Ainda segundo o Inca, o câncer de mama é o tipo que possui a maior incidência e a maior mortalidade na população feminina em todo o mundo. No Estado, foram registrados 145 óbitos pela doença no primeiro semestre deste ano. Em 2015, o câncer de mama foi responsável por 271 óbitos no Espírito Santo.

O médico Luiz Augusto Fagundes, referência técnica em Oncologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), explica que múltiplos fatores de risco podem causar o câncer de mama, mas ainda é a idade um dos principais fatores para se desenvolver a doença. “Mulheres entre 50 e 69 anos são naturalmente mais propensas ao desenvolvimento do câncer de mama. Por isso, é importante a mulher conhecer o próprio corpo e buscar o serviço de saúde periodicamente, o que facilita o diagnóstico precoce e o tratamento adequado”, completa. 

A suscetibilidade genética, o início precoce do fluxo menstrual e a menopausa tardia são alguns dos outros fatores que aumentam o risco de surgimento da doença, ou seja, fatores não modificáveis, portanto, não passíveis de intervenção. Porém, segundo o médico, fatores relacionados ao comportamento, como ingestão de bebidas alcoólicas, sedentarismo, obesidade e tabagismo, podem ser combatidos como forma de prevenção do câncer de mama.

Rede de atendimento

As estratégias para a detecção do câncer de mama são o rastreamento e o diagnóstico precoce. Recomenda-se que as mulheres busquem atendimento médico periodicamente numa unidade de saúde para que possam fazer os exames de rotina, entre eles o exame clínico da mama e a mamografia.

As mulheres diagnosticadas com câncer de mama são referenciadas para um dos sete hospitais com esse perfil de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo. Na Região Central, as referências são o Hospital São José (Colatina) e o Hospital Rio Doce (Linhares); e, na Região Sul, o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim. Já na Metropolitana, há o Hospital Evangélico de Vila Velha e a Santa Casa de Misericórdia, o Hospital das Clínicas e o Hospital Santa Rita, os três localizados em Vitória.

Palestras

A Sesa, por meio da Área Técnica de Promoção da Equidade, e a Afecc vão realizar palestras de esclarecimento sobre o câncer de mama em diversos municípios, entre eles, Afonso Cláudio, para a população pomerana; Aracruz, para índios Guaranis; Cachoeiro de Itapemirim, para população quilombola e comunidade de terreiros; Vitória, para o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e pescadores (confira abaixo programação completa).

Programação do Outubro Rosa 2016*

03 a 30 de outubro

Palestras Prevenção e Detecção Precoce do Câncer - Unidades de Saúde - Cariacica

04 de outubro

9h30: Afonso Cláudio - Palestra para Comunidade Pomerana, em Serra Pelada –Afecc/Sesa

14h: Roda de Conversa - Centro de Convivência da Terceira Idade – Centro, Vitória

08 de outubro

 8h: Motociata – Praça do Papa – Vitória

09 de outubro

7h: 12ª Corrida Faesa – Saída: Av. Beira Mar. Chegada: Praia de Camburi

9h: Remada Rosa - Praia do Iate Clube

10 de outubro

13h: Cachoeiro de Itapemirim - Palestra para população Quilombola e Comunidade de Terreiros, em Monte Alegre – Afecc/Sesa

11 de outubro

14h: Vitória - Palestra para Comunidade de Pescadores, na Praia do Suá – Afecc/Sesa

14h: Roda de Conversa - Centro de Convivência da Terceira idade – Jardim Camburi – Vitória

16 de outubro

Horário a definir - IV Roseando Vitória – Saída: Palácio Anchieta. Chegada: Praça do Papa - Vitória

7h30: Pedal das Lindas – Domingos Martins – Evento em apoio ao Outubro Rosa 2016

17 de outubro

14h - Palestra para pessoas com deficiência – local a definir

18 de outubro

14h: Roda de Conversa - Centro de Convivência da Terceira idade – Maria Ortiz

19 de outubro

À tarde: Palestra para Comunidade Cigana – local a definir

20 de outubro

14h: Roda de Conversa - Centro de Convivência da Terceira idade – Jardim da Penha

23 de outubro

8h30: Caminhada Outubro Rosa – Um toque pela vida – Praia de Camburi. Concentração em frente ao Píer de Iemanjá. Chegada: Posto de gasolina da Av. Adalberto Simão Nader

26 de outubro

14h: Aracruz - Palestra para Comunidade Indígena (Guaranis)

28 de outubro

18h: Culto Ecumênico - Igreja Santa Rita de Cássia – Praia do Canto, Vitória

31 de outubro

14h:Vitória - Palestra para População LGBT –Grupo Orgulho Liberdade e Diversidade (Gold)

14h: Seminário "Educação sobre Prevenção do Câncer de Mama". Público: auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem, técnicos de higiene dental e técnicos de saúde bucal, na ETSUS Vitória

04 de novembro

21h30: Jantar Beneficente da Afecc-Hospital Santa Rita de Cássia, no Le Buffet Master

*Fonte: Afecc