SAÚDE
Cariacica conta com salas de hidratação para pacientes
Cariacica conta com salas de hidratação para pacientes com suspeita de dengue
Em 23/12/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Em Cariacica, as unidades de saúde e os pronto atendimentos contam com salas de hidratação estruturadas para atender os pacientes com suspeita da doença.
Com a chegada do verão e o aumento das chuvas, a incidência da dengue cresce consideravelmente. Um dos tratamentos indicados aos pacientes com a doença é a hidratação, pois ela ajuda a aliviar os sintomas, prevenir complicações graves e acelerar a recuperação. Beber bastante líquido ou buscar hidratação nas unidades de saúde pode fazer toda a diferença no tratamento.
>> Vacinação sem agendamento no fim de semana em Cariacica
Em Cariacica, as unidades de saúde e os pronto atendimentos contam com salas de hidratação estruturadas para atender os pacientes com suspeita da doença. Esses espaços são dedicados ao tratamento de pacientes que apresentam sintomas de dengue e necessitam de hidratação intensiva.
Após a triagem e avaliação médica, os pacientes recebem hidratação oral ou, em casos mais graves, hidratação venosa. A hidratação oral é disponibilizada nas 30 unidades de saúde e nos quatro pronto atendimentos. Já a hidratação venosa é disponibilizada nos PA’s e nas unidades de Santa Fé e Itaquari.
“A hidratação nas salas de hidratação das UBS é essencial para evitar complicações e acelerar a recuperação dos pacientes, principalmente durante os períodos de alta demanda por conta da dengue”, destaca Ana Paula Santos, coordenadora de Atenção Básica.
Atendimento
Cariacica conta com 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e quatro Pronto Atendimentos preparados para oferecer tratamento completo aos pacientes acometidos por dengue, zika, chikungunya e febre oropouche. As UBS estão abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Em casos mais graves, os Pronto Atendimentos estão disponíveis para atendimento de urgência.
Sintomas
Os principais sintomas da dengue são febre alta (acima de 38°C), dor no corpo, nas articulações, atrás dos olhos e de cabeça, mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas no corpo.
Os sinais de alarme mais importantes e que exigem atenção redobrada são queda considerável na pressão, alteração no nível de consciência (como a sonolência), hipotermia (queda significativa da temperatura do corpo), dor abdominal intensa, vômitos e sangramento em qualquer parte do corpo. (Semco/PMC e Ministério da Saúde)
Leia também:
> Vacinação sem agendamento no fim de semana em Cariacica
> PMV participa do projeto "Saúde para Todos" no sábado (21)
> Verão e férias: cuidados essenciais para uma estação segura
> Aracruz atinge meta de cobertura vacinal pactuada pelo MS
> Boletim da Fiocruz indica alta de casos de covid-19 no país
> Saiba como identificar o maruim, vetor da Febre Oropouche
> Vitória abre 2,3 mil vagas para vacinação com agendamento
> Rússia anuncia uma vacina contra o câncer para 2025
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET