CIDADE
Cariacica sedia aula sobre mapeamento de áreas de risco
Cariacica realizou aula prática de curso sobre o mapeamento de áreas de risco geológico
Em 11/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Voltado a agentes municipais de Defesa Civil e profissionais da área, o curso visa aprimorar as competências técnicas na identificação e mitigação de riscos geológicos.
Cariacica foi o cenário escolhido para a realização da aula prática de campo do curso Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico, realizado nesta quinta-feira (10). A capacitação integra o cronograma anual da Defesa Civil do Espírito Santo e tem como objetivo fortalecer o planejamento urbano e a prevenção de desastres naturais.
>> Drones passam a reforçar fiscalização no município de Linhares
Voltado a agentes municipais de Defesa Civil e profissionais da área, o curso visa aprimorar as competências técnicas na identificação e mitigação de riscos geológicos. A formação adota metodologias do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e está alinhada às diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, abordando desde conceitos fundamentais até técnicas aplicadas ao mapeamento de áreas de risco.
Durante a atividade prática, os participantes puderam aplicar os conhecimentos teóricos em campo, analisando e interpretando cenários reais de risco. A experiência teve como foco a gestão de riscos, o ordenamento territorial e o aprimoramento das respostas a eventos adversos, especialmente diante dos desafios das mudanças climáticas.
A condução da atividade foi realizada pelo subsecretário Defesa Civil de Cariacica, Jonathan Jantorno, que apresentou as tecnologias adotadas por Cariacica na contenção de encostas, além dos métodos de monitoramento e vigilância utilizados nas áreas de risco geológico do município.
“Essa capacitação é fundamental para que os profissionais estejam cada vez mais preparados para identificar e agir diante dos riscos geológicos. Compartilhar a experiência de Cariacica nesse processo é uma forma de fortalecer a atuação das defesas civis municipais e promover a prevenção como prioridade”, destacou o subsecretário Jonathan Jantorno. (Semco/PMC)
Leia também:
> Drones passam a reforçar fiscalização no município de Linhares
> Procon orienta consumidores sobre compras na Semana Santa
> 100 dias do novo mandato: R$ 346 milhões investidos em Vila Velha
> Cariacica executa obras de melhorias viárias em Alto Lage
> Redução no número de homicídios é destaque na Serra
> Reconstrução da rede de drenagem garante escoamento
> Procon de Linhares encontra diferenças no preço do bacalhau
> Vitória é capital com o menor endividamento no Brasil
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET