CULTURA

Catadores de material reciclável vão ao cinema pela primeira vez no ES.

Eles saíram de uma dura rotina de trabalho para viver uma experiência inesquecível.

Em 13/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Catadores de materiais recicláveis  de uma cooperativa de Vitória, no Espírito Santo, têm a oportunidade de ir ao cinema pela primeira vez, nesta quarta-feira (12). Eles saíram de uma dura rotina de trabalho para viver uma experiência inesquecível. Antes de o filme começar, receberam até uma homenagem.

Na cooperativa, são vinte famílias que dependem desses materiais para sobreviver. Por mês, são separadas em média 50 toneladas de recicláveis.

“Nosso trabalho é muito importante, pão de cada dia, paga aluguel, sustenta a família, também tá ajudando meio ambiente”, comentou o catador José Carlos Santana. 

O lazer não é prioridade. No final do mês, José Carlos consegue de R$500 a R$800 e não sobra dinheiro para ir ao cinema. O shopping, para a catadora Marialva Santo, não é o local onde ela faz compras.

“O shopping que eu considero mesmo é aqui, na Associação. Tem mutias coisas boas, é roupa nova que vem, sapato... Na minha casa tem muitas coisas que eu digo: é da Associação”, contou Marialva.

Marialva e o seu José Carlos nunca foram ao shopping, nem ao cinema.  Mas o casal e os outros catadores receberam um convite especial e o sentimento foi de ansiedade.

“Ah, eu acho que é grande, a tela não é pequena, não. Acho que é mais ou menos desse tamanho assim, ó”, disse, abrindo os braços José Carlos.

“Estou bastante ansiosa. Eu nunca entrei, né? Eu vejo pela televisão”, comentou Marialva.

Uma homenagem aos catadores abriu a sessão de cinema. A plateia não piscou, para a alegria da organizadora.

“Divino, maravilhoso! E que venham mais. Até já ofereceram o espaço para eles virem mais”, disse a organizadora Marília Debbané.

Apesar de o filme ser de comedia, Marialva estava com os olhos cheios de lágrimas. Ela se emocionou em sua primeira vez no cinema.

“Eu estou adorando, eu vou chegar em casa e passar para o meu filho, vou falar para ele que eu vim ao cinema pela primeira vez e agora quero continuar. Vou trazer ele para curtir um dia de lazer”, disse Marialva.

Seu José Carlos mudou de ideia em relação ao tamanho da tela. “Eu falei que era de um  tamanho, mas, na verdade, é muito maior, pelo que eu vi agora. Eu nunca tinha vindo ao cinema, é muito importante, muito bonito”, declarou o catador.

Fonte: G1