CIDADANIA

Ceturb-ES entrega rampas para cadeirantes no Aquaviário

Rampas de acesso às barcas do Sistema Aquaviário já estão funcionando nas três estações

Em 10/10/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

Para a realização do trabalho foram necessários estudos técnicos de viabilidade, que após realizados ainda contaram com as sugestões dos próprios cadeirantes para tornar o embarque ainda mais seguro.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

As rampas de acesso às barcas do Sistema Aquaviário já estão funcionando nas três estações: Prainha, Praça do Papa e Porto de Santana. A Companhia de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES), fez a entrega na manhã desta quarta-feira (09) e a partir de agora os cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida podem embarcar com segurança para percorrer os trajetos realizados pelo sistema gerenciado pela Ceturb-ES.

>> Semana das crianças com atividades no Caps Infantojuvenil

Para a realização do trabalho foram necessários estudos técnicos de viabilidade, que após realizados ainda contaram com as sugestões dos próprios cadeirantes para tornar o embarque ainda mais seguro. Antes de colocar as rampas em funcionamento, vários testes foram feitos para garantir o bom funcionamento do equipamento instalado. Também os barcos passaram por ajustes para possibilitar um acesso mais fácil para as cadeiras de rodas.

"Cumprimos o compromisso do Governo do Estado em aperfeiçoar o Sistema Aquaviário. Entregamos hoje as rampas de acesso aos cadeirantes em todas as estações. Nosso objetivo é que o Aquaviário seja um sistema de transporte cada vez mais inclusivo, no qual todos possam se locomover com conforto e segurança. Seguimos trabalhando para aprimorar o serviço e garantir a acessibilidade para todos", ressaltou o diretor-presidente da Ceturb-ES, Marcelo Campos Antunes.

O próximo passo, que já está em andamento, é destinar mais espaços dentro das lanchas para a acomodação dos cadeirantes. Esse processo precisa de ajuste do layout interno dos barcos e regularização da documentação com a Capitania dos Portos. A lancha mais nova, Morro do Moreno, já veio de fábrica com dois lugares reservados para cadeirantes.

Embarque assistido

As novas rampas de acesso permitem o embarque e desembarque de todos os usuários do Aquaviário da mesma maneira, sejam eles cadeirantes ou não, pessoas com mobilidade reduzida, crianças ou ciclistas. Importante lembrar que a acessibilidade de cadeirantes deve ser assistida, conforme a ABNT NBR 15.450, item 1.6 “No sistema de transporte aquaviário, a segurança dos passageiros deve prevalecer sobre sua autonomia”.

Para o subsecretário de Políticas de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), João Bosco Dias (Bosquinho), a adequação do Aquaviário garante o acesso de todos ao equipamento.

“Com apoio dos movimentos de inclusão colaboramos com as adequações e testes nas estações, sendo possível maior assertividade e garantia de acesso a todos e todas”.

É importante lembrar, que na Estação Praça do Papa, em Vitória, que tem características mais complexas, com a influência das marés, do tráfego de embarcações e dos ventos, poderá haver limitações de embarque e desembarque, sempre que for necessário para garantir a integridade física dos usuários com cadeiras de rodas. (As informações são da Ceturb-ES) 

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Semana das crianças com atividades no Caps Infantojuvenil
Mais de 144,8 mil Carteiras de Identidade foram emitidas no ES
Dia do idoso hoje (1) terá apresentações culturais em Cocal
Linhares recebe ação da cidadania com serviços gratuitos
Parceria oferta curso para pessoas em situação de rua
PMV inicia reforma de casas próprias no Programa Casa Feliz
Ação de cidadania chega ao Interlagos neste sábado (21)

TAGS:
CETURB-ES | RAMPAS | CADEIRANTES | AQUAVIÁRIO | ESTAÇÕES