CULTURA
Chegou o que Faltava presta homenagem a dama do samba carioca
A escola foi a última do Grupo A a atravessar a passarela do Sambão do Povo.
Em 03/02/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Já passava das 6h30 da manhã quando a bateria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Chegou o Que Faltava começou a cadenciar o desfile da escola de Goiabeiras, a última Grupo A a atravessar a passarela do Sambão do Povo no primeiro dia do Carnaval de Vitória.
A quarta colocada do Carnaval do ano passado entrou na avenida com o enredo “Pra Nivelar a Vida em Alto Astral. Nobre Pérola, Jovelina”, homenagem à Jovelina Pérola Negra (1944-1998), uma das grandes damas do samba brasileiro.
As alas e alegorias da escola vieram repletas de referências à “partideira”, exaltando sua importância no samba carioca. A clássica “Bagaço da Laranja”, gravada com Zeca Pagodinho, e a coletânea “Raça Brasileira”, que fez o nome de Jovelina despontar no meio musical, foram lembrados, assim como sua importância para o samba carioca.
Seu característico timbre de voz rouco foi exaltado no refrão: “No doce acorde a melodia/ Em tua voz tão belas canções / A avenida te aplaude Jovelina / Eterna em nossos corações”.
A família da homenageada também estava presente na avenida. No último carro, sua irmã era o grande destaque. Nos camarotes, familiares de Jovelina assistiam ao espetáculo em homenagem à sambista.
Celebração
"Nós da escola percebemos que muitas personalidades da música têm sido homenageadas por escolas, mas faltava uma homenagem a alguém do samba nos últimos anos. Por isso escolhemos celebrar a sua música e a sua história", conta o vice-presidente da escola, Rafael Cavalieri, que recordou que neste ano completam 20 anos da morte da partideira.
Pelo segundo ano consecutivo, o blogueiro carioca David Brazil marcou presença no desfile da Chegou o Que Faltava. Mesmo com o adiantado da hora, David era só alegria.
"Gosto muito da escola, sou amigo de todos. É uma enorme satisfação poder desfilar aqui. Uma pena o desfile ter sido tão tarde", lamentou o carioca.
Imagem: André Sobral