ECONOMIA CAPIXABA

Cônsul Espanhol conversa com Luciano Rezende sobre intercâmbio

O encontro, que aconteceu na Sala Nobre do Palácio Municipal.

Em 13/03/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Após a União Europeia escolher, no final do ano passado, Vitória para o Programa de Cooperação Urbana Internacional com a cidade de Sevilha, o prefeito da capital, Luciano Rezende, recebeu, na tarde da última segunda-feira (12), a visita do cônsul geral da Espanha, Manuel Salazar, e do cônsul honorário da Espanha em Vitória, José Antonio Martinez Alonso.

O encontro, que aconteceu na Sala Nobre do Palácio Municipal, serviu para alinhar e atualizar o estreitamento de relações entre cidades espanholas e a capital capixaba.

"Temos muito a oferecer em termos de projetos que são destaque em nossa administração e temos muito que aprender com os espanhóis", disse o prefeito.

"Essa é uma visita com duplo objetivo: para fazer contato com a comunidade espanhola e uma conexão, principalmente, nos setores de inovação, tecnologia e educação, que são muito ativas em Vitória", elogiou o cônsul geral, Manuel Salazar, destacando a importância de uma cooperação mútua entre cidades espanholas e Vitória visando ao desenvolvimento urbano.

Sevilha

Presente na reunião, o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Vitória, Bruno Peixoto, destacou que o programa de cooperação com a cidade de Sevilha é o mais recente. 

A União Europeia selecionou Vitória, em outubro de 2017, para participar do Programa Europeu de Cooperação Urbana Internacional (IUC). Através de um acordo de parceria, Vitória se compromete a cooperar intensivamente com Sevilha por, pelo menos, 18 meses; compartilhar atualizações sobre seu progresso; e desenvolver um plano de ação local de desenvolvimento urbano sustentável sobre a prioridade de troca de conhecimentos. Segundo Peixoto, uma comissão espanhola deve vir a Vitória já em abril.

O cônsul honorário da Espanha em Vitória, José Antonio Martinez, está otimista com os estudos que estão sendo feitos. "Tenho certeza de que será uma cooperação muito frutífera entre as cidades espanholas e nossa capital, Vitória", resumiu Martinez, que já mora na capital há 10 anos.