ECONOMIA CAPIXABA

Comércio deve abrir de 3 a 4 mil vagas até o final do ano.

Fecomércio-ES estima que vendas de Natal devem apresentar retração de 4,3%.

Em 21/10/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Com a melhora da economia e a proximidade das festas de final de ano, lojistas estão confiantes sobre possível aumento nas contratações até dezembro deste ano. Até o final do ano espera-se abrir de 3 a 4 mil vagas temporárias para o período de vendas de fim de ano, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

A temporada de contratações temporárias, normalmente, responde em média por 40% das vagas abertas ao longo do ano, como revela o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri.  “A perspectiva é que de boa parte dos trabalhadores que estão em vagas temporárias sejam admitidos”, afirma.

O diretor da Federação do Comércio, José Carlos Bergamin reforça ser possível a continuidade nos contratos e que o trabalhador precisa se empenhar. “O comércio já demitiu muito nos últimos anos, portanto agora, com uma boa previsão na economia, o setor terá de repor o seu pessoal, podendo esta ser a oportunidade do funcionário temporário ser efetivado efetivar”, diz.

Vendas

Este ano, a previsão para as vendas do Natal é uma retração de 4,3% em comparação com 2015.  Apesar da queda, as vendas serão um pouco melhores que no ano passado. Isso porque em 2015, o mês do Natal apresentou queda de 10,4% no volume de vendas em comparação com 2014 (dados baseados na Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE).

Segundo previsão da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o volume vendido deve diminuir 3,5% em relação ao mesmo período de 2015 - o equivalente à movimentação financeira de R$ 32,1 bilhões até dezembro-.

Fonte: Fecomércio