ECONOMIA CAPIXABA
Comércio foi o que mais contribuiu para criação de empregos
Porém, o setor que acumula saldo desfavorável no ano.
Em 31/10/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Pelo segundo mês consecutivo, o mercado de trabalho formal do Espírito Santo criou postos de trabalho em setembro, sendo o Comércio o setor que mais contribuiu para a criação de empregos formais no mês. Setembro apresentou saldo positivo entre admissões de e demissões, sendo e foi responsável pela criação de 2.929 empregos com carteira assinada no Espírito Santo, tendo o setor representado 1.083 destes postos.
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), com análise do Estado feita pela assessoria econômica da Fecomércio-ES, mostraram que este resultado serviu para diminuir o saldo negativo acumulado do setor no ano (-718). Outro setor que se destacou este mês foi o de Serviços com um saldo positivo de 1.077 empregos criados, o que resulta no acumulado de +9.915 no ano.
De maneira geral, o ano de 2019 vem contribuindo para a recuperação do mercado de trabalho formal e, com o resultado de setembro, o acumulado nos primeiros nove meses do ano passou a 18.235 postos de trabalho formais gerados no Espírito Santo.
O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, pontua que embora ainda não seja suficiente para recuperar todos os empregos perdidos nos anos de crise, o resultado mostra o início de uma tendência positiva importante. “Gradativamente, o mercado de trabalho formal está se recuperando, e as expectativas para os próximos meses são animadores, com a chegada das festas de final de ano e verão que sempre movimentam a atividade econômica, refletindo no aumento do ritmo de contratações”, avalia o presidente.
Brasil
O Brasil gerou empregos pelo quinto mês consecutivo, criando 157.213 empregos em setembro de 2019. Serviços (+64.533) e Comércio (+26.918) foram os setores que mais contribuíram com o resultado. Nos nove primeiros meses do ano, o país acumulou a geração de 761.776 empregos com carteira assinada.
Nota Técnica
Os dados do Mercado de Trabalho Formal são disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), órgão do Ministério da Economia (ME), para o Brasil e Unidades de Federação. A análise dos dados do Espírito Santo é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.