CULTURA

Comunidades quilombolas serão mapeadas pelo Google.

Cida Abreu, explica que a parceria possibilitará o fortalecimento da gestão dos territórios quilombolas.

Em 26/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Comunidades quilombolas no Brasil serão mapeadas pelo Google Earth Solidário, plataforma que tem como objetivo oferecer suporte para causas sociais. O sistema oferece recursos necessários para tornar histórias como a cultura dos quilombolas visíveis nas plataformas do Google Earth e no Google Maps.

Os quilombolas são descendentes de escravos e estão presentes nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Pará, Bahia, Maranhão, Amapá, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Espírito Santo Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A Fundação Cultural Palmares (FCP), órgão vinculado ao Ministério da Cultura, apresentou, em Brasília, o projeto que pretende viabilizar o georreferenciamento das comunidades quilombolas certificadas pela Fundação em parceria com o Google Earth Solidário. A plataforma será online e também na forma de aplicativo para celular e tablet.

A presidenta da FCP, Cida Abreu, explicou que a parceria possibilitará o fortalecimento da gestão dos territórios quilombolas, da comunicação e da cultura. 

No próximo mês, a Fundação Palmares e o Google devem assinar o acordo para iniciar o mapeamento. Participaram da reunião realizada na última semana a presidenta da FCP, Cida Abreu, o diretor-executivo da equipe de Conservação da Amazônia, Vasco Roosmalen, o diretor substituto da FCP, Igor dos Prazeres e as representantes do Google Earth Solidário, Juliana Dib Rezende e Luísa Viana.

Fonte: Portal Brasil com informações do Ministério da Cultura