MEIO AMBIENTE

Confederação do Elo Social Brasil vai construir 28 CTTs no ES

É o Projeto Lixo Zero Social 10 que vai acabar com os aterros de descarte de lixo no ES.

Em 14/07/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O projeto da Confederação do Elo Social Brasil  “Lixo Zero Social 10” vai construir 28 CTT`S (Centro de Triagem e Transbordo) além de usinas de Compostagem, Incineração, Crematórios,  e solucionará em 100% o problema do lixo em nosso Estado, onde são produzidos cerca de 3 mil toneladas de resíduos-sólidos  diariamente, para uma população de 3 milhões de habitantes, sendo que 1,5 milhão estão concentrados na Região Metropolitana da Grande Vitória.

Para cada grupo de municípios com 100 mil habitantes será construído um CTT (Centro de Triagem e Trasbordo) e uma cooperativa de trabalho que estarão interligadas de forma regional a uma Usina Incineradora de resíduos sólidos hospitalares e químicos e uma usina de compostagem, geradora de gás e energia elétrica e fabricante de briquetes.

Este projeto será implantado em municípios como Conceição da Barra, Nova Venécia, São Mateus, Sooretama, Linhares, Aracruz, Fundão, Colatina, Cachoeiro, Anchieta, Alegre, Ibitirama, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Venda Nova do Imigrante, Presidente Kennedy, Guarapari, Viana, Cariacica, Vila Velha, Vitória e Serra. A proposta é dar preferência as atuais empresas coletoras de lixo para adquirirem os CTTs e usinas, mas já existem cinco grupos brasileiros interessados em adquirir as usinas, como, também, um grupo árabe e outro chinês.

De acordo com a Lei 12.305/2010 é estabelecida uma diferenciação entre resíduo e rejeito num claro estímulo ao reaproveitamento e reciclagem dos materiais, e inclui dentro desta política os sistemas de logística reversa, e o incentivo à criação e apoio ao desenvolvimento de cooperativas e outras formas de associação e apoio à inclusão produtiva dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

“Lixo Zero Social 10” vem da ideia de, além de acabar com os lixões a céu aberto e aterros, atuar de forma responsável e social em relação às pessoas que já atuam como catadores, que hoje em dia presenciamos em todo o nosso Estado trabalhando de forma escrava, carregando caçambas pelas ruas, atrapalhando o trânsito, e com remuneração bem abaixo do que lhes é direito.

Sendo assim através deste projeto os trabalhadores que iram atuar como selecionadores de lixo, terão condições mais dignas de trabalho, pois serão gerados de forma direta e indireta, e com carteira assinada, mais de 6 mil empregos no Espírito Santo. O projeto prevê a inclusão social, constituição de cooperativas de trabalho e ofertas de cursos de capacitação.

O projeto dá solução para resíduos sólidos de origem orgânica, hospitalares, químicos e moveleiros através da parceria entre a CESB (Confederação do Elo Social Brasil)  e o SINDETAP (Sindicato Nacional dos Decoradores e Tapeceiros do Brasil) que solucionará toda cadeia de resíduos sólidos volumosos advindos da área moveleira.

Vitória foi a capital brasileira escolhida para o lançamento do projeto e do programa “Lixo Zero Social 10”, que ocorreu no dia 27 de abril.

“As usinas possuem valores médios de 10% dos praticados no Brasil e isto se deve à forma de construção que se vale de mão de obra carcerária e também de uma inovadora logística de venda. No valor de cada usina construída está incluído a doação de um prédio que abrigará o projeto Social. A construção dessas usinas em sistema de consórcio, depende de interesses empresariais e capital privado” e de concessão de terrenos das Prefeituras, onde no próximo dia 28 de Julho na Câmara Municipal de Vitória será realizado um evento de apresentação do projeto para todos os prefeitos do Estado, o poder público participa diretamente do projeto quando faz a concessão dos terrenos para o projeto, afirma Jomateleno dos Santos Teixeira, presidente da Confederação do Elo Social Brasil.

Imagem: Karla Broetto Loyola