ECONOMIA CAPIXABA
Consumidores dormem em fila para negociar dívidas, em Vitória.
Mutirão do Procon-ES acontece até sexta-feira (21).
Em 20/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Centenas de pessoas formaram uma fila para receber atendimento no mutirão do Instituto Estadual de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon-ES), no Centro de Vitória, na manhã desta quinta-feira (20). A ação, que é para a negociação de dívidas de consumidores endividados, teve início na última segunda-feira (17), segue até sexta (21).
De acordo com o Procon-ES, o número de consumidores que procurou o mutirão foi maior do que o previsto.
São distribuídas 25 senhas diariamente, por empresa participante, a partir das 8h. O consumidor deve comparecer à sede do Procon-ES portando documentos pessoais - CPF e carteira de identidade - , comprovante de residência e de renda atual.
Para conseguir ser atendida, a aposentada Elizabeth Gonçalves levou lençol e almofada para passar a noite no local. “Eu cheguei 23h30 de ontem (quinta-feira). Eu vim cedo ontem e não tinha mais senha, então voltei à noite. Espero que hoje eu seja atendida”, falou.
A assistente social Ângela Almeida destacou que a população quer pagar as dívidas, mas não tem muita oportunidade.
“Dá para ver, pelo tamanho da fila, que não existem tantos caloteiros no Brasil. O que existe é juro abusivo mesmo. As pessoas querem limpar seus nomes, mas ficam em uma fila com 700 pessoas e não são atendidas”, disse.
A diretora presidente do Procon-ES, Denize Izaita, explicou que foi feita uma estimativa para os atendimentos, que ultrapassaram o previsto.
“Nós estimamos, por meio de estatística, todos os atendimentos realizados nos sete primeiros meses do ano de 2015. Então, de acordo com a estimativa, nós abrimos 1,5 mil atendimentos nessa semana do mutirão”, justificou.
Por conta da alta demanda, Denize falou que o instituto já planeja uma segunda edição do mutirão para outubro. “Nós estamos, junto aos parceiros presentes, formalizando e já negociando outro mutirão para outubro, em local maior, numa outra infraestrutura, com período mais estendido e com número maior de senhas”, afirmou.
Fonte: G1-ES