CULTURA

Crianças de Vitória produzem obras para uma exposição

As produções retratam o olhar das crianças e adolescentes sobre o território onde vivem.

Em 28/07/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

A mostra retrata de forma irreverente a história de Dona Felicidade Correia dos Santos, uma mulher negra, pobre, analfabeta, que chegou a Vitória pelo rio Santa Maria, na década de 1930.

"Da Felicidade à coragem, o olhar que abraça o território". Esse é o nome da exposição de obras produzidas por aproximadamente 180 crianças e adolescentes, atendidos na unidade de Santo André, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Vitória. A mostra, que tem entrada franca, será inaugurada no próximo dia 10 de agosto, no Museu do Pescador, que fica na Rua Felicidade Corrêa dos Santos, na Ilha das Caieiras.

A exposição reúne mais de 20 produções que retratam o olhar das crianças e adolescentes sobre o território onde vivem. A mostra retrata de forma irreverente a história de Dona Felicidade Correia dos Santos, uma mulher negra, pobre, analfabeta, que chegou a Vitória pelo rio Santa Maria, na década de 1930.

Processo criativo

Para montagem da exposição, as crianças e adolescentes foram orientados por uma equipe multidisciplinar de educadores sociais.

"Foram vários encontros com os grupos de convivência para tratar do contexto histórico, da identidade cultural e da valorização do território", contou a educadora social Thaís Apolinário.

As crianças e adolescentes visitaram, também, diversos pontos da região da grande São Pedro e realizaram pesquisas de fotos, na internet, para uma imersão em reconhecimento territorial.

"Somente após participarem deste processo de construção e aprimoramento de conhecimento é que foi iniciada a criação e confecção das obras, nas oficinas de artes", complementou ela.

A educadora social destacou que um dos pontos altos do processo criativo foi o desenvolvimento da pigmentação das tintas feita pelas próprias crianças e adolescentes.

"Foram eles que buscaram os tons desejados para a composição das pinturas em telas", revelou.

Felicidade Correia dos Santos

Dona Felicidade Correia dos Santos era pobre e analfabeta, morreu em 1991 deixando um legado de força e coragem. Nos deixou uma riqueza imensurável em forma de exemplo. Foi benzedeira e ajudou a fundar a primeira creche de Vitória, hoje o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Magnólia Dias Miranda Cunha. A rua principal do bairro Ilha das Caieiras tem o seu nome.

A coordenadora do Cajun Santo André Lúcia Helany de Sousa atribui a palavra 'coragem' também às crianças e aos adolescentes atendidos pelo SCFV que, em pouco tempo, entenderam a história e se dedicaram muito para que a exposição fosse realizada.

"Coragem, participação, envolvimento, doação, são palavras que definem esses meninos e meninas tão potentes da Grande São Pedro", destacou Lúcia.

A educadora social Thaís Apolinário complementou que todos os atendidos têm consciência de que a comunidade de São Pedro surgiu de um lixão.

"Buscamos fazer este resgate histórico, mas o que está apresentado nesta exposição é o que São Pedro representa para eles hoje'', enfatizou a educadora.

Serviço

Exposição Da Felicidade à coragem, um olhar que abraça o território.
Data: 10 de agosto a 25 de setembro de 2022.
Local: Museu do Pescador - Rua Felicidade Corrêa dos Santos, 1.095 - Ilha das Caieiras, Vitória
Entrada franca. (Secom/PMV)

Leia também:

Exposição cultural de artesanato destaca belezas de Viana
Guarapari: Começa na sexta-feira (22), a Esquina da Cultura
Sesc SP promove debates sobre os 200 anos da Independência
Mall abre espaço gratuito para exposição de artistas capixabas
Vila Velha: Domingo (17) de cultura e muito rock na Prainha
Elvis Presley, o rei do rock, é destaque da semana nos cinemas
Estouro sertanejo na pandemia altera tradição da Festa de Barretos
Sarau da Barão comemora 7 anos de muita poesia e cultura
94ª edição da Festa de São Pedro a partir do dia 1º, em Vitória
Serra: Festa de São Pedro com programação até 03 de julho
Abertura do 29º Festival de Cinema de Vitória terá show musical

TAGS:
ESPOSIÇÃO | VITÓRIA | CRIANÇAS | ADOLESCENTES | PRODUÇÃO