TEMAS GERAIS

CRM-ES faz visita técnica ao Hospital Jayme Santos Neves

A unidade é referência no atendimento de pacientes diagnosticados com o Covid-19.

Em 15/05/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Sesa

Durante essa semana representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM-ES) estiveram no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, em Serra, para uma visita técnica. A unidade é referência no atendimento de pacientes suspeitos ou diagnosticados com o novo Coronavírus (Covid-19) e, em pouco tempo, mudou o seu perfil de atendimento, além de reestruturar seu espaço aumentando o número de leitos de tratamento intensivo.

A diretora técnica do hospital, médica infectologista Juliana Tavares, e alguns gestores da unidade, apresentaram aos conselheiros do CRM-ES parte das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e as mudanças que estão acontecendo no local. No setor de Urgência e Emergência, por exemplo, os representantes do CRM-ES viram a finalização dos próximos dez leitos de tratamento intensivo que serão entregues à população capixaba.

“Percebemos uma mudança rápida e adequada ao atual cenário de pandemia que estamos enfrentando. A unidade alterou o seu perfil e tem trabalhado dentro dos padrões exigidos pelas autoridades de saúde para essa situação de pandemia. Observamos a quantidade de leitos e equipamentos disponibilizados, além da paramentação dos profissionais com o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)”, destacou o conselheiro e coordenador do Comitê de Crise no Enfrentamento ao Coronavírus do CRM, Paulo Gouvêa.

Para a médica Juliana Tavares, a visita foi elucidativa e aproxima ainda mais a instituição do órgão de classe. “É importante para nós, profissionais da saúde, saber que o CRM está preocupado com a nossa saúde e com as condições de trabalho. Poder apresentar a unidade aos conselheiros é muito gratificante. Além do cuidado com os nossos profissionais, conseguimos também mostrar o nosso trabalho junto aos pacientes”, finalizou a diretora técnica do Hospital Dr. Jayme, Juliana Tavares.(Com informações das Assessorias de Comunicação da Sesa e do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves)

MAIS SOBRE SAÚDE NO ES

Governador Renato Casagrande liderou mais uma reunião da Sala de Situação

O governador do Estado, Renato Casagrande, liderou mais uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública nesta sexta-feira (15), no Palácio Anchieta, em Vitória. Foi anunciado o novo Mapa de Gestão de Risco, que entra em vigor na próxima segunda-feira (18) e vai até domingo (24). Também será publicado, em edição extra do Diário Oficial do Estado, um decreto prorrogando a suspensão do funcionamento de academias de ginástica até o próximo dia 23.

O novo Mapa de Gestão de Risco segue o atual modelo de Matriz de Risco, que leva em consideração o coeficiente de casos confirmados por 100 mil habitantes e a taxa de ocupação dos leitos de UTI disponíveis. Na nova atualização, o município de Presidente Kennedy saiu do grupo de Risco Moderado para Risco Alto, ao lado dos municípios de Cariacica, Fundão, Santa Teresa, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Com a mudança na classificação de Presidente Kennedy, os municípios limítrofes passam automaticamente para o Risco Moderado. Desta forma, o Espírito Santo tem 24 cidades em Risco Moderado: Afonso Claudio, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Domingos Martins, Guarapari, Ibiraçu, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, João Neiva, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Nova Venécia, Piúma, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São José do Calçado, São Roque do Canaã e Venda Nova do Imigrante. Outros 46 municípios capixabas seguem com o Risco Baixo.