SAÚDE
Dengue: Cachoeiro está com baixa incidência da doença
Cachoeiro se mantém como um dos municípios com menores taxas de incidência da doença
Em 21/11/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Entre os dias 31 de dezembro de 2023 e 2 de novembro de 2024, o município registrou 17,22 casos de dengue por 1.000 habitantes. Além disso, Cachoeiro não registrou nenhum óbito por dengue no período.
A Secretaria Estadual de Saúde divulgou, nesta semana, o 44º boletim epidemiológico da dengue. No levantamento, Cachoeiro de Itapemirim se mantém como um dos municípios com menores taxas de incidência da doença entre as maiores cidades do Espírito Santo.
>> Ações do Novembro Azul movimentam US de Cariacica
Entre os dias 31 de dezembro de 2023 e 2 de novembro de 2024, o município registrou 17,22 casos de dengue por 1.000 habitantes. Além disso, Cachoeiro não registrou nenhum óbito por dengue no período.
O sucesso do controle da doença é atribuído ao Plano de Ação adotado pela Prefeitura, em alinhamento com as orientações dos Governos Federal e Estadual, que organizam oficinas sobre o combate às arboviroses. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Gedson Alves, o plano é estruturado em seis eixos principais: prevenção, vigilância, controle vetorial, organização da rede assistencial e manejo clínico, preparação e resposta às emergências, além de comunicação e participação comunitária.
“As nossas Unidades Básicas de Saúde e Pronto Atendimentos representam a última linha de defesa. Quando uma pessoa chega com sintomas, metade da batalha já foi perdida. Se o caso é confirmado, a batalha inteira está comprometida. Por isso, nosso foco é evitar que os casos cheguem a esse ponto”, explicou o Secretário.
Ele também destacou que, embora o município trabalhe intensamente na prevenção, os profissionais de saúde estão preparados para atender casos confirmados, com insumos e medicamentos disponíveis para todos.
Além dos bons números relativos à dengue, o município também se destaca no controle da febre do Oropouche. Segundo o boletim, entre as semanas epidemiológicas de 31 de dezembro de 2023 e 2 de novembro de 2024, Cachoeiro registrou apenas um caso confirmado da doença, enquanto o Espírito Santo contabilizou 721 casos no mesmo período.
O secretário de Saúde reforça, ainda, que a colaboração da comunidade é essencial para manter o controle das arboviroses, uma vez que a participação ativa da população nas ações de combate aos focos do mosquito transmissor é fundamental para evitar surtos.
“Com uma rede de saúde estruturada, foco na prevenção e uma gestão eficiente, Cachoeiro segue como referência no combate à dengue e outras arboviroses no Espírito Santo”, finalizou o secretário. (Secom/PMCI)
Leia também:
> Ações do Novembro Azul movimentam US de Cariacica
> Leitos de UTI crescem 52% em 10 anos; distribuição é desigual
> Sábado (23) será o "Dia D da multivacinação" em Anchieta
> OMS pede apoio do G20 contra câncer do colo do útero
> Aberta na US do Ibes inscrição para grupo de fisioterapia
> US de Cachoeiro recebem atividades do Novembro Azul
> Vacinas contra o sarampo salvam cinco vidas por segundo
> Linhares alerta para o descarte correto de seringas e agulhas
> Vitória abre 2,7 mil vagas para vacinação por agendamento
> PMVV: Secretaria de Saúde oferta serviço de Telemedicina
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET