MEIO AMBIENTE
"Descida do Rio Jucu" é cancelada por causa da poluição, no ES.
Índice de esgoto na água está 160 vezes maior do que o aceitável.
Em 10/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A tradicional Descida Ecológica do Rio Jucu, que acontece há quase 30 anos em Vila Velha, foi cancelada devido ao nível de esgoto nas águas. Segundo amostras coletadas em diferentes pontos do rio, o nível é 160 vezes maior do que o aceitável.
A estação de tratamento da Prefeitura de Vila Velha, próxima à Barra do Jucu, abriga esgoto de 40 mil residências, que passa por vários bairros de Vila Velha e termina no Rio Jucu. O ambientalista Eduardo Pignaton explica que a estação foi construída para receber água da chuva e expressa preocupação com o seu estado atual. “Todo esgoto in natura vai pro Rio Jucu e do rio para o mar, poluindo as praias da cidade. Aqui nós temos, em meio copo d’água, 160 mil coliformes fecais”, informou.
Várias amostras foram coletadas em quatro trechos diferentes por onde o rio passa: os municípios de Domingos Martins, Marechal Floriano, Vila Velha e na Foz do Rio. Para cada 100 ml de água foram detectados 160 mil coliformes fecais, quando o aceitável, de acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), seriam mil bactérias para a mesma quantidade de água.
O artesão Vitalino Rego nasceu na Barra do Jucu. Ele conta que já viveu deste rio, onde não se pode nem tomar banho mais. “Isso aqui já foi fantástico, era bem mais cheio. Agora está acabado, está tudo poluído, está morto”, lamentou.
Cesan
O gerente de coleta e tratamento de esgoto da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) disse que ainda não teve acesso ao estudo que mostra o alto índice de poluição na água do Rio Jucu, mas disse que a empresa está fazendo obras pra garantir a rede de esgoto nas cidades abastecidas pelo rio.
A Cesan disse ainda que o trabalho de fiscalizar os moradores que jogam esgoto direto no rio deve ser feito pelas prefeituras.
Prefeituras
A Prefeitura de Domingos Martins informou que as sanções previstas são notificação e multa para os proprietários de imóveis que não são ligados à rede de esgoto. Esses moradores já foram notificados e orientados a procurar a Cesan para fazer a ligação, mas ainda assim são poucos os proprietários que regularizaram a situação. A prefeitura estuda agora acionar o Ministério Público para resolver a questão.
Além disso, o município esclareceu que muitos imóveis estão localizados em níveis mais baixos do que a rede de esgoto da Cesan, por isso a Secretaria de Meio Ambiente estuda alternativas de ligação nessas residências junto a técnicos especializados e a profissionais da Cesan.
Já a Prefeitura de Marechal Floriano enfatizou que trabalha com a limpeza do Rio Jucu aliada à conscientização da população. A Secretaria de Meio Ambiente do unicípio afirmou também que tem aguardado o término das obras da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da cidade para aprofundar o diálogo com a população e garatir que todos liguem seus esgotos à rede coletora.
A declaração da Prefeitura Municipal de Vila Velha foi de que o trabalho de fiscalização tem sido realizado diariamente e informou que o município tem 52,2% do seu território com rede de esgoto e 80% dos imóveis localizados nesta área estão ligados à rede.
Fonte: G1-ES