CULTURA
Em Olinda, pernambucanos homenageiam o cantor David Bowie.
Ideia surgiu de uma brincadeira de amigos após a morte do cantor.
Em 06/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Estreando no carnaval de Olinda, o bloco "Bumba meu Bowie" desfilou hoje nas ladeiras do Sítio Histórico da cidade. A concentração foi no Museu de Arte Contemporânea (MAC) e a "apoteose" aconteceu no Mosteiro de São Bento. O bloco é uma homenagem ao cantor britânico David Bowie, que morreu em janeiro deste ano, aos 69 anos. O nome faz um trocadilho do sobrenome de Bowie com o bumba meu boi - dança típica do folclore brasileiro.
Uma das organizadoras do bloco, a designer Cecília Torres, explica que a ideia surgiu de uma brincadeira de amigos há alguns anos. "A gente nunca tinha colocado em prática. Esse ano, após a morte dele, resolvemos colocar o bloco na rua", contou.
A maioria dos foliões que acompanhavam o bloco estava com os rostos pintados com o icônico raio de David Bowie. O casal Fabiana Veríssimo e Walter Souza fez uma superprodução para o bloco. Além da maquiagem impecável, mandaram confeccionar uma fantasia que imita a usada por Bowie no clipe da música "Ashes to ashes". "Somos muito fãs dele e nesse clipe ele usa essa fantasia, então a gente não podia deixar de fazer essa homenagem pra ele no carnaval", explicou Walter.
Os irmãos Jéssica e Arthur Pires cresceram ouvindo David Bowie e, apesar de serem pernambucanos, nunca tinham ido para o carnaval de Olinda. "A gente só veio conhecer hoje o carnaval daqui por causa desse bloco. Somos muito fãs dele", disse o estudante Arthur, 20 anos. "Minha fantasia é uma homenagem a David e à música "Rebel Rebel", explicou Jéssica.
Já a jornalista Marcela Lins, 23 anos, fez uma homenagem altamente pernambucana para o cantor. Ela foi vestida com a blusa do bloco e uma parte da roupa do bumba meu boi. "Gosto muito de Bowie e pensei em misturar o estilo dele com a cultura pernambucana. Tinha um "boizinho" pendurado também na minha roupa, mas ele se perdeu no meio da folia", revelou.
Fonte: G1