ECONOMIA CAPIXABA
Empreendedores se preparam para o Dia das Crianças
O Dia das Crianças está entre as três melhores datas comemorativas para o comércio.
Em 07/10/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Aderes reuniu dicas de especialistas que podem ajudar os donos de pequenos negócios alavancar as vendas nesse período de comemoração.
Você sabia que o Dia das Crianças está entre as três melhores datas comemorativas para o comércio ficando atrás, somente, do Natal e do Dia das Mães? Pois é, se você é um empreendedor, essa é uma boa oportunidade de se preparar para as vendas.
Pensando nisso, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes) reuniu dicas de especialistas que podem ajudar os donos de pequenos negócios alavancar as vendas nesse período de comemoração.
A diretora administrativa e financeira da Aderes, Sandra Aragão, disse que as datas comemorativas são uma boa oportunidade para o empreendedor trabalhar suas vendas. O importante, segundo a diretora, é fazer uma boa divulgação do produto.
“Utilize as redes sociais, faça contato com o cliente, fale das novidades”, orientou.
Também é preciso oferecer segurança para os clientes, sobretudo, no que diz respeito aos protocolos de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19), como uso do álcool em gel, máscara, entre outros.
“Entenda o que o cliente está buscando e, acima de tudo, dê atenção, trate com carinho, encante o cliente, para que dessa forma ele possa voltar sempre, sem se esquecer de priorizar o comércio local”, afirmou Sandra Aragão.
Para o professor de empreendedorismo da UVV, Rafael Galvêas, pesquisar na internet sobre potenciais negócios para essa data comemorativa é o primeiro passo. Porém, ele fez um alerta: é preciso tomar cuidado com questões financeiras. O professor orientou que é preciso ter claras as informações de quanto será preciso para investir no negócio, quanto será preciso vender para recuperar o investimento e qual seria uma meta ideal de vendas dos produtos. Ainda de acordo com o professor, é fundamental conversar com pessoas que têm filhos para saber quais são as demandas por produtos e serviços.
Para Rafael Galvêas, é muito importante fazer a divulgação do produto e as redes sociais são uma boa ferramenta para isso.
“É fundamental investir em marketing on-line, com todo cuidado necessário, pois é preciso conhecimento específico com as redes sociais. Existem técnicas que permitem que você gaste pouco e atinja seu público-alvo”, explicou o especialista.
Já para os empreendedores que têm comércio, é importante pensar ações específicas como a decoração da vitrine e da loja.
“Hoje as empresas não vendem só serviço e produto, elas vendem conhecimento, por isso, é importante treinar a equipe sobre o que está vendendo. Outra dica é disponibilizar alguns itens para agradar as crianças como pipoca, picolé e bala. Também é bom trabalhar a embalagem com algum diferencial”, destacou Rafael Galvêas.
O mestre em Marketing e Consumo e professor de Administração da UniSales, Wilson Rodrigues Souza Júnior, lembrou que é imprescindível encantar a criança e também pensar na combinação diversão, personagem e preço.
“Ofereça um momento mágico para a criança, pois ela é influenciadora direta na compra do seu produto”, ressaltou Wilson Rodrigues.
As empreendedoras Aline Alves dos Santos, 27 anos, e Josina Alves dos Santos, 25 anos, já estão preparadas para a data. Elas criaram o kit confeiteiro para o Dia das Crianças, que custa R$ 35. O Kit vai com um bolo mini vulcão, uma bisnaga de brigadeiro colorido, além de itens de confeitaria. O objetivo é que a própria criança faça a decoração.
“É uma forma carinhosa de envolver a criança com a decoração do bolo”, pontuou Aline Alves.
Foi a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) que fez Aline Alves pensar em empreender.
“Minha irmã perdeu o emprego com a pandemia e como gostava muito de fazer bolos, resolveu investir em cursos com isso criamos a Mimu’s Joline Confeitaria. Isso aconteceu em abril e estamos seguindo e crescendo”, comemorou a empreendedora. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Aderes)