ECONOMIA CAPIXABA
ES atinge saldo de 6.089 postos de trabalho em setembro
Desse total, o maior saldo foi no setor de Serviços (+2.382), seguido pela Indústria (+1.636).
Em 27/10/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Entre os setores analisados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apenas a Agropecuária registrou queda no saldo (-132).
O Estado do Espírito Santo registrou evolução no mercado de trabalho, no mês de setembro deste ano, com saldo de 6.089 empregos com carteira assinada, de acordo com dados divulgados ontem (26), por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência.
Desse total, o maior saldo foi no setor de Serviços (+2.382), seguido pela Indústria (+1.636), Comércio (+1.348) e Construção Civil (+855). Entre os setores analisados, apenas a Agropecuária registrou queda no saldo (-132).
O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, comenta que as informações divulgadas por meio do Caged são um termômetro para as ações implementadas pelo Governo do Espírito Santo.
“As políticas públicas do Estado que integram o Plano Espírito Santo – Convivência Consciente já tem efeito. As ações vão desde a concessão de linhas de crédito para empreendedores, desburocratização para abertura de empresas, incentivo à educação, a oferta constante de cursos de qualificação gratuitos em todas as regiões do Estado”, disse.
Entre as atividades que mais empregaram no Espírito Santo no período analisado estão aquelas voltadas a produção de bens e serviços industriais, vendedores do comércio em lojas e mercados, serviços administrativos e técnicos de nível médio. Do total de 6.089 vagas de empregos, 3.039 das oportunidades foram ocupadas por jovens da faixa etária de 18 a 24 anos.
Plano Espírito Santo
O Plano Espírito Santo — Convivência Consciente é um conjunto de ações envolvendo órgãos do poder público e do setor produtivo para promover o desenvolvimento econômico e priorizando as pessoas, com o objetivo de reduzir os impactos sofridos pela população capixaba em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
Além da estimativa de criação de mais de 100 mil vagas de emprego, são previstos quase R$ 33 bilhões em investimentos do Governo do Estado, Federal e do setor privado até o final de 2022.
O Plano é resultado de um grande pacto que foi selado entre o poder público e o setor produtivo para o enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia, exigindo que as ações sejam executadas a partir de uma visão interdisciplinar e multisetorial, com foco em respostas inovadoras. (As informações são da Sectides)
Leia também:
> Espírito Santo é o Estado que mais fez investimentos em 2021
> Governo do ES lança ações voltadas para pequenos negócios
> Pequenas empresas podem participar do Compre do ES
> Espírito Santo já abriu 14.210 novos negócios formais em 2021
> Procon de Linhares aponta diferença de 106% no preço da maçã
> Operação da Sefaz no noroeste resulta em R$ 44 mil em multas
> PEIEX-ES: 185 empresas estão qualificadas para exportação
> Estado firma contrato com BNDES para desestatizar ES Gás
> Banestes já liberou 720 milhões em crédito emergencial
> Preço do feijão carioca dispara nos mercados de Linhares
TAGS: EMPREGOS | TRABALHO | CAGED | SERVIÇOS | INDÚSTRIA