CULTURA
Escolas de Vila Velha homenageiam Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro.
Em 20/11/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o território nacional e, em alusão a data, a Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Graciano Neves, localizada no bairro Paul fará uma atividade diferenciada.
Com o objetivo de valorizar as diferentes belezas dos alunos, um ensaio fotográfico será produzido em exaltação a miscigenação do povo brasileiro com forte predominância africana, sob a orientação da professora de arte Mayana Dutra.
Os principais temas que podem ser abordados com estudantes, por exemplo, nessa data são o problema do racismo, a discriminação, a importância da igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e cultura afro-brasileiras, dentre outros.
Data
A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.
Em 2003, a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro, determinava a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar. Nesse mesmo documento, ficou estabelecido que as escolas iriam comemorar a consciência negra:
“Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.”
No entanto, por meio da Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, a data foi oficializada. Nesse documento foi criado o “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”, sem obrigatoriedade de que ele fosse feriado.